segunda-feira, 31 de outubro de 2011

É proibido proibir...

fonte: SIC

Puerta del Sol é um dos 110 lugares de Madrid onde foram proibidas manifestações durante a campanha eleitoral 
31.10.2011 09:03



A Puerta del Sol, símbolo das manifestações do movimento dos indignados, é um dos 110 pontos de Madrid onde foram proibidos quaisquer protestos durante a campanha para as eleições legislativas de 20 de Novembro.

Trata-se de uma lista de lugares, que incluem algumas das praças emblemáticas da capital, que, com base na lei eleitoral em vigor, a autarquia madrilena (como as restantes de Espanha) reservam para actos eleitorais.

Por serem reservadas apenas para "a realização gratuita de actos de campanha eleitoral", os 110 locais não podem ser usados para qualquer protesto ou manifestação.

sábado, 29 de outubro de 2011

Contra o orçamento de Estado 2012



O Orçamento de Estado para 2012 apresentado pelo Governo, explicado neste vídeo pelos Precári@s Inflexíveis, é uma declaração de guerra, um instrumento de opressão de milhões de vidas.

Ocupantes querem “investigar a corrupção na City”

fonte: Público

Desencadeadas acções para despejar manifestantes
Indignados querem revolução na City de Londres
28.10.2011 - 19:15

A catedral de São Paulo reabriu as portas nesta sexta-feira (Paul Hackett/Reuters)
A City de Londres e os responsáveis da catedral de São Paulo vão avançar com acções legais para desalojar os manifestantes acampados junto ao edifício. A resposta dos tribunais pode demorar semanas e, num sinal de que não vão abandonar tão cedo o espaço, os indignados londrinos propõem uma reforma da entidade que governa o coração financeiro da cidade.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Indignados absolvidos

fonte: Público

“Indignados” detidos no 15 de Outubro foram absolvidos
28.10.2011 - 16:36 Por Rafaela Freitas

Os arguidos tinham sido detidos no dia 15 de Outubro na concentração frente à Assembleia da República (Miguel Manso)

Os dois jovens detidos na manifestação dos “indignados” foram hoje absolvidos do crime de “resistência e coacção” a agentes de autoridade pelo Tribunal de Pequena Instância de Lisboa. De acordo com a sentença, não se provou que tivesse havido qualquer tipo de violência contra os elementos da PSP presentes no local.

Os arguidos tinham sido detidos no dia 15 de Outubro, em Lisboa, na concentração frente à Assembleia da República (AR) após a marcha de protesto desse dia. Os dois manifestantes, de 20 e 23 anos, eram acusados de ter resistido à ordem da PSP para evacuar as escadas da AR e por isso detidos e transportados para as instalações da polícia. Os dois jovens alegaram não ter havido uma ordem de dispersão da polícia nem qualquer tipo de resistência ou violência física e verbal por parte dos acusados.

E nós é que vamos pagar

2012: subsídio de natal para alguns ?


Correcção: fonte: Sol

Verba para subsídios de férias e Natal dos funcionários parlamentares será devolvida ao Tesouro
24 de Outubro, 2011


O presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República explicou hoje que os mais de dois milhões de euros em subsídios de férias e Natal inscritos no orçamento do Parlamento para 2012 serão devolvidos ao Tesouro.

O orçamento da Assembleia da República para 2012 foi publicado no Diário da República a 18 de Outubro, o dia seguinte à divulgação da proposta do Governo de Orçamento do Estado para o próximo ano, que suspende o pagamento de subsídios de férias e Natal a funcionários públicos e pensionistas com salários acima de 1.000 euros.

Padre apoia os indignados de Londres

fonte: Público

Em protestos contra os planos de evacuação
Demite-se Cónego de Londres que apoiou os indignados da City27.10.2011 - 18:31 Por Ana Fonseca Pereira

O protesto foi iniciado a 15 de Outubro (Luke MacGregor/REUTERS)

O cónego da Catedral de São Paulo, em Londres, demitiu-se, dizendo não suportar a possibilidade de vir a ser usada “violência em nome da Igreja” contra os indignados há duas semanas acampados junto ao monumento.

“Foi com grande pesar e tristeza que entreguei a minha demissão”, escreveu no Twitter o reverendo Giles Fraser, uma das vozes mais conhecidas da ala progressista da Igreja anglicana.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Imprensa

http://theoccupiedtimes.files.wordpress.com/2011/10/the-occupied-times-of-london_small.pdf

Assembleias, consensos e colectivos

fonte: Outras Palavras

Rio de Janeiro: as dores do assembleísmo
Por Bruno Cava – 25/10/2011 Posted in: DESTAQUES


Acampada na Cinelândia deflagra novas formas de viver a liberdade. Mas adotou busca obsessiva de consensos e adora reuniões intermináveis. Foto: Rodrigo Torres

Depois de três dias intensos de ocupação na Cinelândia, mais uns tantos de articulação prévia e labirínticos debates online, vale pensar a partir da Acampada do 15-O no Rio de Janeiro.

Antes de tudo: pra mim, está sendo a coisa mais sensacional do mundo. É um evento constituinte que deflagra novas verdades políticas, novas formas de viver a liberdade e agenciá-las. O salto qualitativo em relação às redes no Facebook é estar ao mesmo tempo na praça e na internet.

Ocupantes do Rio de Janeiro


fonte: Terra Brasil via Google

'Indignados' ocupam Cinelândia no Rio de Janeiro
De Luciana Bruno (AFP) – Há 14 horas

RIO DE JANEIRO — Cerca de 200 pessoas estão acampadas na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro, em uma manifestação permanente do movimento "Ocupe Rio", inspirado nos "indignados" da Espanha e no Ocupe Wall Street de Nova York, constatou um jornalista da AFP.

"2012 fim do mundo capitalista", "democracia real já", "por que em uma terra em que tudo dá, há tanta gente passando fome?" são alguns dos cartazes espalhados pela praça, em meio às 65 barracas que abrigam cerca de 200 pessoas, segundo estimativas dos manifestantes, que estão no local desde sábado.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ocupação simbólica em Londres


fonte: RTP

"OCCUPY LONDON"
Noventa por cento dos "indignados" de Londres dormem em casa
por Ana Sanlez, RTP actualizado às 16:33 - 26 outubro '11

Centenas de manifestantes acampam à volta da Catedral de Saint Paul em Londres desde 15 de outubroAndy Rain/EPA

Os responsáveis pela Catedral de Saint Paul, em Londres, querem impor sanções legais aos cerca de 200 manifestantes que estão acampados à frente do monumento. Segundo o diário britânico Daily Mail, 90 por cento dos “indignados” dormem em hotéis ou regressam a casa durante a noite.


A dívida para totós

Este não é o nosso orçamento!



3 de Novembro, quinta-feira, 15:00 - 18:00 
PARLAMENTO - Este não é o nosso ORÇAMENTO!
Parlamento, Largo de São Bento, Lisboa

Uma das propostas levadas à Assembleia Popular do passado dia 15 de Outubro foi a mobilização para uma acção de protesto no dia da discussão do Orçamento de Estado, para 2012, na generalidade.

Esta acção pretende deixar claro que o orçamento proposto não representa a sociedade civil no geral, nem os trabalhadores em particular.

A expansão do horário de trabalho em meia hora por dia, o ajustamento do calendário dos feriados, o aumento do IVA, os cortes na Saúde e na Educação e os cortes dos subsídios de natal e de férias, nos próximos dois anos, a quem aufira mais de mil euros mensais são algumas das medidas de brutalidade anunciadas ao país pelo chefe do governo que pretende avançar com um Orçamento de Estado que exige aos portugueses um «esforço adicional».

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Manifestação para dia da Greve Geral


ROUBO COLOSSAL? GREVE GERAL!
Comunicado de imprensa nº10
Terça-feira, 25 de Outubro de 2011

Está marcada para 24 de Novembro a próxima manifestação da ‘Plataforma 15 de Outubro’. A data escolhida coincide com o dia da Greve Geral Nacional convocada pelas centrais sindicais de forma a dar força a uma luta à qual a própria ‘Plataforma 15 de Outubro’ apelou para que fosse convocada em Assembleia Popular, em frente ao Parlamento, no passado dia 15 de Outubro.

Esta manifestação pretende tornar cada vez mais robustas as formas de protesto no combate à destruição da Democracia, à regressão social que representa o roubo de direitos de quem vive do seu trabalho e à austeridade brutal que corrói a sociedade portuguesa.

A manifestação prevista para 24 de Novembro será levada a cabo em diálogo directo com as centrais e os diferentes sectores sindicais, tendo também em conta a sua convocatória a toda a sociedade civil.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O aviso

Vasco Lourenço, capitão de Abril: «Espero que se, contrariamente ao que eu desejo, as forças de segurança começarem a fazer repressão, os militares tenham a vontade e a força suficiente para, como se passou no Egipto, dizer não à repressão».



fonte: RTP


Vasco Lourenço quer militares com a população
2011-10-23 14:42:04

Vasco Lourenço diz que as medidas de austeridade vão gerar convulsão social e apelou aos militares para estarem ao lado da população. O antigo capitão de Abril foi um dos presentes no encontro de militares que decorreu ontem, em Lisboa. Praças, sargentos e oficiais decidiram sair à rua, em protesto, no próximo dia 12 de Novembro.

domingo, 23 de outubro de 2011

Noticiário RTP



Movimentos de indignação tomam conta das ruas por todo o mundo
Da Austrália aos Estados Unidos, os protestos repetem-se sob o mesmo lema. Em Sydney, Nova Iorque e Londres, os manifestantes vivem em tendas apesar das proibições.
2011-10-23 14:46:04
http://www.rtp.pt/noticias/?t=Movimentos-de-indignacao-tomam-conta-das-ruas-por-todo-o-mundo.rtp&headline=20&visual=9&article=491697&tm=7

Militares convocam manifestação para 12 de Novembro

fonte: Público

Vídeo com declarações de Passos Coelho indigna capitão de Abril
Vasco Lourenço alerta que poder foi tomado por “bando de mentirosos”
22.10.2011 - 21:22 Por Lusa


O presidente da Associação 25 de Abril falava aos jornalistas no final de um encontro que juntou cerca de um milhar de militares (Daniel Rocha/Arquivo)

O capitão de Abril Vasco Lourenço defendeu hoje que o poder foi tomado por um “bando de mentirosos”, justificando a conclusão com um vídeo que “corre” na Internet com declarações de Passos Coelho que foram “renegadas” nos actos do Governo.

O presidente da Associação 25 de Abril falava aos jornalistas no final de um encontro que juntou cerca de um milhar de militares e que, por proposta das associações (de oficiais, de sargentos e de praças), foi decidido por maioria esmagadora promover uma concentração de protesto, dia 12 de Novembro, no Rossio, em Lisboa, contra as medidas de austeridade impostas pelo Governo aos portugueses e aos militares.


sábado, 22 de outubro de 2011

"Tenham cuidado não só com os inimigos, mas também com falsos amigos"

fonte: Opera Mundi

A tinta vermelha: o discurso de Slavoj Zizek no Occupy Wall Street
11/10/2011 - 14:45 | Slavoj Zizek | Nova York



Slavoj Žižek visitou a Liberty Plaza, em Nova Iorque, para falar ao acampamento de manifestantes do movimento Occupy Wall Street, que vem protestando contra a crise financeira e o poder econômico norte-americano desde o início de setembro deste pano.

O filósofo enviou a íntegra de seu discurso que foi originalmente publicado no blog da Boitempo. Segue abaixo em tradução de Rogério Bettoni.

***

Não se apaixonem por si mesmos, nem pelo momento agradável que estamos tendo aqui. Carnavais custam muito pouco – o verdadeiro teste de seu valor é o que permanece no dia seguinte, ou a maneira como nossa vida normal e cotidiana será modificada. Apaixone-se pelo trabalho duro e paciente – somos o início, não o fim. Nossa mensagem básica é: o tabu já foi rompido, não vivemos no melhor mundo possível, temos a permissão e a obrigação de pensar em alternativas. Há um longo caminho pela frente, e em pouco tempo teremos de enfrentar questões realmente difíceis – questões não sobre aquilo que não queremos, mas sobre aquilo que QUEREMOS. Qual organização social pode substituir o capitalismo vigente? De quais tipos de líderes nós precisamos? As alternativas do século XX obviamente não servem.

Eu quero



fonte: Exame

Protestos
Movimento "Occupy Wall Street" ganha comercial
Filme chega à TV por assinatura por meio do Google
21/10/2011 17:16

O Movimento "Occupy Wall Street" ganhou um comercial em canais de televisão por assinatura dos Estados Unidos. A peça foi produzida com fundos provenientes do croudsourcing LoudSauce e veiculada por meio do Google TV Ads.

O filme de 30 segundos mostra pessoas de diversas etnias e idades dizendo o que acham e esperam que possa melhorar nos Estados Unidos. Uma das principais bandeiras do "Occupy Wall Street" é a "justiça" com os 99% dos americanos que sentem os efeitos da crise, contra os banqueiros e economistas que seguem faturando alto.

"Primeiro arrasar a economia, depois o perdão da dívida"



fonte: RTP

Política
Boaventura Sousa Santos diz que o Movimento dos "Indignados" significa o aparecimento de um novo discurso político global
2011-10-16 09:22:04

Boaventura Sousa Santos diz que o Movimento dos "Indignados" significa o aparecimento de um novo discurso político global que reclama mais democracia e contesta o domínio dos mercados financeiros. No "Grande Jornal" da RTP Informação, o sociólogo disse que também em Portugal começa a surgir a consciência de que a austeridade não vai resolver nada.

Vem aí mais fome

fonte: JN

Ajuda Alimentar em Portugal perde 36 milhões de euros
Programa Comunitário sofre "corte imoral" e só em Portugal deixa 400 mil pessoas em risco
00h00m, LEONOR PAIVA WATSON

O Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados ficou sem 500 milhões de euros. Para toda a Europa, o PCAAC tem apenas 113 milhões. Portugal passa de 40 para quatro. E, só no país, serão 400 mil pessoas com menos apoio para comer.


foto ÂNGELO LUCAS/GLOBAL IMAGENS

Na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, esta sexta-feira, seis entre os 27 estados-membros exerceram uma minoria de bloqueio, impedindo que o PCAAC usasse os 500 milhões de euros que até já estavam aprovados.

100 tendas ocupam centro de Londres há uma semana

fonte: Opera Mundi

'Cidade das barracas' londrina centraliza protestos de indignados no Reino Unido
22/10/2011 - 09:24 | Roberto Almeida | Londres


Roberto Almeida/Opera Mundi 

Entre chocolates quentes, sopas e chás para espantar o frio, o OccupyLSX, ou Ocupem a Bolsa de Londres, completa uma semana de protesto na capital londrina. No dia 15 de outubro, data da ocupação, eram 20 barracas. Agora, são cerca de 100, espalhadas diante da escadaria da catedral de São Paulo, logo em frente ao prédio da bolsa de valores londrina, a London Stock Exchange, no centro de Londres. É a chamada "Tent City", ou "cidade das barracas".

O movimento, convocado pela internet, começou naquele sábado com uma manifestação de cerca de três mil pessoas. Em seguida, inspirado pelo Occupy Wall Street, ganhou nome, fincou terreno e acabou se tornando um dos principais protestos anti-capitalismo e anti-ganância da Europa. O objetivo é permanecer na área indefinidamente.

Como afastar manifestantes

Ontem colocaram uma cerca alta à volta do parlamento:


Como dispersar manifestantes


Almanaque Bertrand, 1908.

5000 funcionários públicos ocupam Terreiro do Paço

 foto: JN

fonte: DN

FINANÇAS
Portas do Ministério fechadas para evitar ocupação
por Lusa Ontem

As portas do Ministério das Finanças fecharam hoje a meio da tarde para impedir a tentação de alguns manifestantes da função pública, que estão no Terreiro do Paço, de ocuparem as instalações.

Tendo em conta que o desfile convocado pela Frente Comum decorreu ordeiramente, como habitual, não era previsível que os participantes ocupassem a faixa de rodagem junto ao Ministério das Finanças, contra a proibição da polícia.

No entanto, os cerca de 5.000 funcionários públicos não acataram a indicação policial para se colocarem em frente ao ministério, mas fora da faixa de rodagem, acabando por forçar a passagem para junto do edifício.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Em directo de S. Bento

Live streaming dos ocupantes aqui: http://www.livestream.com/ocuparlisboa

Desacatos (2)

fonte: Público

Movimento “Occupy Lisboa” diz que começaram a arrancar cartazes
Movimento "Ocupar Lisboa" diz ter sido atacado por neo-nazis
21.10.2011 - 08:43 Por Romana Borja-Santos, Rafaela Freitas
Notícia substituída às 13h50

Um grupo de apoiantes do movimento “Occupy Lisboa” continua em frente à AR (Rafael Marchante/Reuters)

Os desacatos desta madrugada frente à Assembleia da República, onde permanece desde sábado o grupo de activistas do movimento “Ocupar Lisboa”, terão sido provocados por uma milícia de extrema-direita, acusam os manifestantes.

O comunicado divulgado hoje pela plataforma organizadora do 15 de Outubro afirma a expressão política do grupo de atacantes, informação que a PSP não confirma nem desmente.

Desacatos (1)

fonte: SIC

Duas pessoas identificadas por provocar desacatos frente à AR
21.10.2011 10:30 Com Lusa

Duas pessoas foram identificadas depois de terem provocado desacatos junto à Assembleia da República, onde continua em vigília um grupo de apoiantes do movimento "Occupy Lisboa" (Ocupar Lisboa), disse à agência Lusa fonte da PSP.

"Não houve detenções. Um grupo de seis indivíduos danificou os cartazes dos manifestantes que continuam frente à Assembleia da República e duas pessoas foram identificadas", indicou a mesma fonte.

Segundo descreveu à Lusa Marina Zimmermann, que faz parte do movimento "Occupy Lisboa", "algumas pessoas começaram a arrancar cartazes e a dar pontapés nas coisas".

"A nossa resposta foi pacífica. Não houve agressões físicas porque nós não respondemos a nenhuma provocação", defendeu, sublinhando que a manifestação frente à Assembleia da República tem um carácter pacífico.

Repúdio à violência

Comunicado N.º9
21 de Outubro de 2011

Repúdio à violência
Cidadãos pacíficos em vigília em frente ao Parlamento agredidos esta madrugada

Perante os episódios de violência ocorridos esta madrugada sobre os cidadãos pacíficos que se mantêm em frente à Assembleia da República desde sábado, auto denominados ‘Movimento Ocupar Lisboa – Acampados de S. Bento’, a plataforma organizadora da manifestação internacional do passado 15 de Outubro vem deixar claro que repudia veementemente qualquer acto de agressão sobre os activistas e manifesta-lhes toda a sua solidariedade.

Conforme denuncia o ‘Ocupar Lisboa - Acampados de São Bento’ o ataque foi levado a cabo por uma milícia de extrema-direita, expressão política que além dos actos concretos que condenamos, merece a nossa mais profunda repulsa e combate político.

Chilenos exigem educação pública


Manifestantes ocupam Congresso do Chile e entram em confronto com a polícia
Hoje às 07h14 - Atualizada hoje às 07h16

Mais de 60 estudantes ocuparam ontem à noite, por cerca de oito horas, o prédio do Congresso Nacional do Chile. A ocupação ocorreu no momento em que os parlamentares debatiam com o ministro da Educação, Felipe Bulnes, o orçamento para o setor em 2012, em uma comissão especial.

Os manifestantes aceitaram deixar o prédio e do lado de fora foram contidos por policiais, que usaram força para reprimir os protestos. A polícia fez um cordão de isolamento em volta do prédio do Congresso e usou jatos de água. Os estudantes exigem dos parlamentares apoio à proposta de plebiscito vinculante, que estabelece que o resultado da votação oriente as mudanças na educação.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A censura aos protestos

fonte: Russia Today

Anastasia Churkina, da RT, comenta sobre a cobertura da mídia no que diz respeito a Occupy Wall Street.


Ver no Youtube com legendas em português ('CC' para legendas em português :)

Enquanto a MSM acusa os manifestantes de serem hippies anarquistas, as mídias de massa não pesquisam a fundo ou ouvem o que as pessoas indignadas tem a dizer. Repórteres entram ao vivo do outro lado da rua. Vans de televisão estão apenas à espera de notícias sobre violência e prisões. Os canais independentes e estrangeiros são os que realmente estão cobrindo os fatos importantes assim que eles acontecem.

Vídeo original: http://youtu.be/VAoADbWw_SM

Atenas (sem comentários)

fonte: Russia Today





Mais info aqui: http://roarmag.org/2011/10/greece-erupts-into-flames-during-mother-of-all-strikes/

Hotel ocupado em Madrid

Cerca de 50 "indignados" ocuparam no sábado passado um hotel vago em Madrid.

Asamblea por el Hotel Madrid

fonte: 20minutos.es

Na segunda-feira decidiram em assembleia o uso a dar ao edifício ocupado. (com vídeo)


Os 'indignados' dividiram o 'okupado' Hotel Madrid por pisos temáticos para se reunirem.

Grupos de jovens reabilitam o 'hotel indignado' de Carretas

Já têm luz e uma empresa privada ofereceu-se para lhes ligar a água.
Um grupo de voluntários dorme no interior do imóvel para evitar o desalojamento.
A liberdade de acesso contrasta com a blindagem à imprensa: não querem jornalistas lá dentro, nem polícias.

Os indignados planeiam que o hotel ocupado sirva para pessoas desalojadas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Poemanifesto


Documento prioritário
Entregar por reverência ao Primeiro Ministro, Presidente da República
e à Presidente da Assembleia da República, que pediu o nosso feedback
e sugestões.

Senhoras e Senhores

Em frente ao Parlamento, nós acreditamos que o que aí vem...
muito rapidamente é uma nova forma de estar e de agir.
Face as varias crises existentes e de varia indole,
na Sociedade
no Planeta
no Sistema
e em cada Um.

Ocupar Lisboa

Cerca de 30 pessoas ocupam S. Bento, em Lisboa, todas as noites desde 15 de Outubro.

M12M abandona plataforma 15.O

Comunicado sobre o 15 de Outubro
por M12M - Movimento 12 de Março a Quarta-feira, 19 de Outubro de 2011 às 12:42

No último sábado fez-se história! Quase 1000 cidades em todo o Mundo participaram no primeiro grande protesto global que clamou por mais Democracia e justiça social.

Em Lisboa saíram à rua cerca de 100 mil pessoas, o que tornou o 15 de Outubro numa das maiores manifestações de sempre no país. Saudamos a coragem e a responsabilidade cívica de todas as pessoas que se manifestaram pacificamente nesse dia.

Ocupação de S. Bento


A rua é nossa!
Publicado em 19/10/2011 por indignadoslisboa

Os cidadãos empenhados na organização do 15 de Outubro saúdam os activistas que por sua livre iniciativa, num gesto mais do que simbólico, de afirmação do direito ao uso de espaços públicos, ocuparam a escadaria da Assembleia da República momentos antes do início da Assembleia Popular de dia 15. Sem esse gesto, e tendo em conta que as estruturas de apoio à assembleia não eram as ideais, não teria sido possível que a assembleia fosse acessível a todos. Foi portanto graças a essa ocupação do espaço público – as escadas da Assembleia da República são um espaço público! – que se criaram condições para que muitos mais pudessem ver e ouvir as intervenções em anfiteatro. Os espaços públicos em geral e a Assembleia da República em particular, pertencem aos cidadãos, devem atender às suas necessidades e ser usados em benefício destes.

Atenas em greve: 100 mil na rua

fonte: Keep talking Greece

Protestos e gás lacrimogéneo
Athens Protests & Tear Gas- Live Blogging in EN – Oct 19, 2011
Posted by keeptalkinggreece in Society

Às 13h10 (hora local), mais de 80.000 manifestantes (algumas fontes apontam para 100.000) estão reunidos na Praça Sintagma em frente do paralmento grego, hora e meia após o início da manifestação. Sem precedentes! deve ser o maior protesto desde 1974. Membros dos sindicatos dos sectores públicos e privados, partidos políticos, estudantes, professores, mas também pessoas sem chapéu partidário acorrem ao centro de Atenas para levantar a voz contra as medidas de austeridade que ameaçam os pilares da sociedade.


Syntagma Sq by @eltoro80gr

Está presente uma grande força policial e as medidas de segurança são draconianas. As estações de metro de Sintagma e Evangelismos estão fechadas aos passageiros.


Athens dowtown under protesters siege

Houve alguns incidentes contra a polícia. Em Kaisariani, subúrbio de Atenas, um grupo de jovens atirou pedras contra uma unidade de motociclos da polícia. Um polícia foi agredido sem gravidade. Na baixa de Atenas, outro grupo atirou pedras e cadeiras contra um esquadrão de polícia.

Ler mais >> Keep Talking Greece

Fotos do 15.O no Porto






fotos daqui: http://15out-porto.blogspot.com/search/label/fotos%2015O%20porto

"Os países estão a ser roubados pelos bancos e pelos impostos"

Lições da história: a nacionalização da banca



Conselho da Revolução
Decreto-Lei n.º 132-A/75
de 14 de Março

Considerando a necessidade de concretizar uma política económica antimonopolista que sirva as classes trabalhadoras e as camadas mais desfavorecidas da população portuguesa, no cumprimento do Programa do Movimento das Forças Armadas; 

Considerando que o sistema bancário, na sua função privada, se tem caracterizado como um elemento ao serviço dos grandes grupos monopolistas, em detrimento da mobilização da poupança e da canalização do investimento em direcção à satisfação das reais necessidades da população portuguesa e ao apoio às pequenas e médias empresas; 

Considerando que o sistema bancário constitui a alavanca fundamental de comando da economia, e que é por meio dela que se pode dinamizar a actividade económica, em especial a criação de novos postos de trabalho; 

Mãos ao ar, isto é um assalto

fonte: Planeta Terra

Citibank chama a polícia para prender clientes que querem encerrar contas
Domingo, 16 de OutubrO de 2011 às 13:31
PLANETA TERRA v2.0 - Christophe Charneca (Autor)
Artigo corrigido e actualizado no dia 18 de Outubro de 2011 às 02h44


Cerca de 30 clientes do Citibank de LaGuardia em Nova Iorque, foram detidos depois de terem tentado fechar as suas contas em sinal de protesto.

Ontem, dia 15, ao princípio da tarde, os seguranças do Citibank trancaram 23 dos seus próprios clientesdentro do banco quando perceberam que alguns dos clientes queriam encerrar as suas contas bancárias como forma de protesto, conta um dos manifestantes do movimento Occupy Wall Street

Pouco depois, a polícia foi chamada ao local, e ainda forçaram clientes a entrarem no banco para os algemarem para que posteriormente fossem levados para a esquadra.



Mais e mais austeridade

fonte: SIC

Greve geral de 48 horas na Grécia contra novo pacote de austeridade
19.10.2011 08:05



Os dois principais sindicatos gregos iniciam hoje uma greve geral de 48 horas contra as novas medidas de austeridade anunciadas pelo governo, num país que permanece paralisado por diversas paralisações setoriais.

O Executivo do Partido Socialista Pan-Helénico (PASOK) prepara-se para aprovar na quinta-feira no Parlamento um novo conjunto de medidas que implicam o fim dos contratos coletivos, novo aumento de impostos, para além de um projeto lei que prevê o desemprego parcial de 30 mil trabalhadores do setor público até ao final do ano e uma grelha única de salários na função pública.

Reportagens de TV

VÍDEO: PSP identifica vários jovens «indignados»
2011-10-15
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13501794

VÍDEO: Cem mil em Lisboa tomam escadaria do Parlamento
A multidão ficou descontrolada e pelo menos uma pessoa desmaiou. Alguns manifestantes aproveitaram uma falha na segurança e um jovem queimou um jornal sentado em cima de um dos leões da entrada do Parlamento - um sinal apoiado por muitos dos milhares que ali se encontram. O corpo de Intervenção chegou ao local de imediato
2011-10-15
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13501714

VÍDEO: 50 mil indignados no Porto 
Porto indignado grita «Reage! Democracia não é medo»
2011-10-15
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13501670


terça-feira, 18 de outubro de 2011

"O povo unido não precisa de partido"

A revolução não será televisada.
Mas o que as televisões não mostram, mostram os vídeos cidadãos:







Comparar aqui com a versão "oficial": http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article924051.ece

Reportagem em directo da TVI aqui: http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13501614

15.O em Faro




fotos daqui: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.229077880486900.58529.224126407648714&type=3

15.O em Santarém com assembleia

fonte: O Ribatejo

Protesto dos indignados juntou dezenas em Santarém 
Publicado por João Baptista, Sábado, Outubro 15th, 2011



Santarém foi uma das sete cidades portuguesas que aderiram ao movimento mundial de protesto realizado este sábado em 951 cidades de 82 países. Foram poucos mais do que três dezenas os participantes do protesto dos indignados que teve lugar no sábado à tarde no Jardim da Liberdade, em Santarém.

Nos cartazes do protesto reclamou-se “democracia verdadeira já!”, e reivindicou-se a “responsabilização da classe política” e a realização de “uma auditoria à dívida e às contas públicas”.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Acampados em S. Bento

fonte: Público

Concentração frente ao Parlamento marcada para as 17h de hoje
17.10.2011 - 15:06 Por Maria José Oliveira

Um grupo de trabalho está a organizar uma flashmob (Miguel Manso)

Os “indignados” que continuam em frente do Parlamento agendaram uma concentração para a mesma hora em que o ministro das Finanças deverá entregar, no Parlamento, a proposta de Orçamento do Estado.

O protesto está marcado para as 17h00 e os organizadores estão já a preparar mais acções de contestação às medidas previstas no Orçamento para 2012.

Não basta uma manifestação, a assembleia popular é o coração deste protesto

fonte: Público

Manifestantes apresentaram propostas
Próximo protesto marcado para dia de votação do orçamento
17.10.2011 - 14:42 Por Catarina Gomes


Protesto terminou com assembleia popular em frente ao Parlamento (Miguel Manso)

A manifestação do 15 de Outubro terá sido uma das maiores realizadas em Portugal no início de um mandato político, afirma João Labrincha, um dos organizadores do grande protesto do 12 de Março que também participou na de sábado, recordando que a manifestação de há sete meses coincidiu com o final do ciclo governação de José Sócrates. A próxima está marcada para o dia de votação do orçamento na generalidade.

Segundo a organização, terão estado na rua cerca de 100 mil pessoas só em Lisboa, as autoridades não avançaram com estimativas mas o jornal espanhol El Pais falava de apenas 30 mil.

Ocupar S. Bento

fonte: Público

Manifestantes não desmobilizam
Duas dezenas de “indignados” continuam em frente à Assembleia da República
17.10.2011 - 09:00 Por PÚBLICO, Lusa


No domingo, estiveram concentradas cem pessoas nas imediações do Parlamento (Foto: Miguel Manso)

Cerca de duas dezenas de “indignados” permanecem hoje reunidos junto à Assembleia da República, disse fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.

No domingo, entre as 19h00 e as 23h30, estiveram concentradas cerca de cem pessoas nas imediações do Parlamento, numa encontro que decorreu sob olhar atento das autoridades e sem desacatos.

O local escolhido para a manutenção dos protestos foi o mesmo onde terminou a manifestação de sábado – ao fundo da escadaria de S. Bento (Lisboa), onde funciona a Assembleia da República (AR) – e a ordem de trabalhos era precisa: apelar a mais “iniciativas populares de desobediência civil pacífica”; pedir aos sindicatos e comissões de trabalhadores a convocarem uma greve geral nacional; marcar uma “nova manifestação”, cuja data ficara por definir; e apoiar futuras “mobilizações internacionais no espírito do 15 de Outubro”.

A luta continua

Comunicado N.º8
17 de Outubro de 2011

Comunicado de Balanço
Próxima Paragem: Parar o Orçamento - Cercar o Parlamento!

Um dos maiores protestos do 15 de Outubro, em todo o mundo, foi em Lisboa. Perto de 100 mil pessoas encheram as ruas do Marquês de Pombal a São Bento, local onde realizaram a maior Assembleia Popular desde o Cerco à Constituinte. Além da promessa de continuar, votaram-se várias medidas de continuidade. Na Assembleia, votou-se além da proposta unitária, dos movimentos organizadores, a nacionalização da banca sob controlo dos trabalhadores, a suspensão do pagamento da dívida e exigência de uma auditoria cidadã, apelo aos sindicatos para uma greve-geral e acções de desobediência civil pacífica.

3000 em Faro

fonte: Jornal do Algarve

Centenas de “indignados” algarvios sairam à rua a 15 de outubro
Sunday, October 16th, 2011 | Publicado por SCS

No Algarve, a “Marcha dos Indignados” contou com a presença de aproximadamente três mil pessoas. Há semelhança do que ocorreu a 12 de março, a marcha foi engrossando à medida que percorria as ruas da capital de distrito.

Mais de cem mil pessoas em todo o país aderiram à convocatória para a manifestação do 15 de outubro e saíram à rua para em prol da democracia participativa, pela transparência nas decisões políticas e pelo fim da precariedade de vida.

15.O em Coimbra


de http://acampadacoimbra.blogspot.com/2011/10/15-de-outubro-em-coimbra-fotos.html

Noticiário SIC

Próxima assembleia a 29 de Outubro

fonte: SIC

Indignados voltam às ruas de Lisboa no dia da votação do OE 2012
16.10.2011 19:28





A Assembleia Popular reunida no sábado em frente ao Parlamento aprovou uma concentração para o mesmo local para o dia da votação do Orçamento do Estado para 2012.

Os indignados voltam a sair à rua a 29 de outubro, a data marcada para a votação do orçamento do Estado. Nesse dia, vão voltar concentrar-se em protesto junto ao parlamento.

domingo, 16 de outubro de 2011

Excertos da Assembleia de 15.O

Segunda Assembleia Popular de S. Bento

fonte: Público

Protesto
Indignados reúnem-se hoje em nova Assembleia Popular em Lisboa
16.10.2011 - 10:52 Por Lusa, PÚBLICO


A decisão foi tomada ontem à noite (MIguel Manso)

Os manifestantes que ontem à noite se concentraram nas escadarias em frente à Assembleia da República aprovaram a realização de uma nova Assembleia Popular para hoje às 19h.

A realização da nova Assembleia foi aprovada durante a Assembleia Popular que marcou o final da manifestação que se iniciou às 15h de sábado no Marquês de Pombal, disse Paula Gil, porta-voz do Movimento 12M e uma das signatárias do manifesto do protesto realizado sábado por todo o país.

Reflexão de um participante

Indignad@s 15 de Outubro - reflexão de um participante
Domingo, 2011-10-16 16:39 — Marlexis

Ontem tive a oportunidade de participar na manifestação d@s indignad@s, como se convencionou chamar. Caminhámos do Marquês de Pombal ao Parlamento, com muita gente e reivindicações diversas, mas tudo isso pode ser visto/lido na comunicação social.

Gostaria por isso de me debruçar sobre outros aspectos que não são tão facilmente perceptíveis para quem de fora toma contacto com o acontecimento, através da comunicação social. Deixo também este texto como uma reflexão para quem esteve presente no local e para quem se ocupa com a organização deste movimento (organização essa que, recordo, pode ser partilhada por qualquer pessoa que o deseje e tenha para tal disponibilidade).

Ocorrem-me três aspectos a comentar: a) a organização da chamada assembleia popular; b) as propostas apresentadas; c) a oportunidade/hora das votações. Outros pontos haveria a discutir, como a forma de tomar as decisões, a aparente censura de que algumas pessoas que pretendiam falar terão sido alvo, a tentativa de desesperado controlo que a organização tentou ter sobre o comportamento d@s manifestantes, etc. Mas os três aspectos acima referidos e abaixo descritos já dão pano para mangas.

15O em Madrid: Éric Toussaint faz um balanço da situação mundial e do movimento dos Indignados


Desde Fevereiro de 2003 é a primeira vez que um apelo a uma acção internacional numa data determinada recebe um tal eco. Em Espanha, donde a iniciativa partiu, perto de 500.000 manifestantes desfilaram nas ruas de cerca de 80 cidades diferentes – dos quais 200.000 ou mais em Madrid.

Hoje, Assembleia Popular às 19h