terça-feira, 11 de outubro de 2011

Manifesto global

fonte: Público

O manifesto para os protestos de 15 de Outubro
11.10.2011 - 18:34 Por PÚBLICO

O manifesto que está no site agregador de todas os protestos ( http://15october.net/) já foi traduzido em 18 idiomas.

“No dia 15 de Outubro pessoas de todo o mundo tomarão as ruas e as praças. Da América à Ásia, de África à Europa, as pessoas estão a erguer-se para lutar pelos seus direitos e pedir uma autêntica democracia. Agora chegou o momento de nos unirmos num protesto não violento à escala global.

Protestos em mais de 60 países


fonte: Público

15 de Outubro vai ser dia de marcha global
Indignados preparam protestos em mais de 60 países
11.10.2011 - 17:36 Por Isabel Gorjão Santos


Junto a Wall Street pede-se o fim da ganância empresarial (Jessica Rinaldi/Reuters)

Unidos por uma mudança global é o lema, 15 de Outubro o dia que escolheram para sair à rua e ocupar praças. Os indignados convocaram protestos pacíficos em todo o mundo que neste sábado deverão decorrer em 630 cidades de 67 países.

“Qual é o ponto de encontro em Hanôver, na Alemanha?”, pergunta Guadalupe Cases na página do Facebook sobre os protestos de 15 de Outubro. “E em Hamburgo?”, quer saber Mac Fähland. Miriam Roura promete estar na rua em Barcelona, há mensagens em grego e em árabe. Sebastián Celis deixa informações sobre os protestos no Chile e Sérgio Vitorino, da organização contra a homofobia Panteras Rosa, apela às pessoas para que saiam à rua em Portugal. Vai ser um protesto global.

Não arranjes desculpas

Hélia Correia, escritora, apoia o 15 de Outubro


Vai ao 15 de Outubro? Sim

Porquê?
Porque as ideias necessitam de corpo, corpo físico, que tenha uma voz e ocupe um espaço, e faça parte de uma multidão.
Porque, se não fizermos parte disto, não faremos, então, a nossa parte.
Quanto mais o inimigo é invisível tanto mais é preciso que nos veja.

Sabias que...?

Artigo 52.º
Direito de petição e direito de acção popular

1. Todos os cidadãos têm o direito de apresentar, individual ou colectivamente, aos órgãos de soberania, aos órgãos de governo próprio das regiões autónomas ou a quaisquer autoridades petições, representações, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos, da Constituição, das leis ou do interesse geral e, bem assim, o direito de serem informados, em prazo razoável, sobre o resultado da respectiva apreciação.

2. A lei fixa as condições em que as petições apresentadas colectivamente à Assembleia da República e às Assembleias Legislativas das regiões autónomas são apreciadas em reunião plenária.

Cartazes espanhóis


Aqui há mais e também a cores.

Conferência de imprensa

Manifestantes reivindicam democracia perdida
Plataforma organizadora do 15 de Outubro reúne com a comunicação social
Comunicado N.º4
11 Outubro 2011

Amanhã, dia 12, em frente à Assembleia da República, pelas 13h, a plataforma organizadora da manifestação internacional do 15 de Outubro responderá às questões da comunicação social e explicará de onde surgiu a ideia de integrar uma mobilização mundial, que conta já com 300 convocatórias, em 45 países.

Além de Lisboa também Porto, Angra do Heroísmo, Braga, Coimbra, Évora e Faro responderam ao apelo deixado há 3 meses numa reunião internacional que decorreu em Lisboa, organizada na altura pelo Grupo Internacional do movimento ‘Democracia Verdadeira, Já - Acampada Lisboa’, que juntou em Alcântara mais de130 activistas, de sete nacionalidades diferentes. Nesse evento, ficou agendada para 15 de Outubro uma mobilização internacional, que levará à rua milhares de pessoas descontentes com os actuais sistemas político e económico.

Protesto global

fonte: RTP

Indignados protestam a 15 de outubro em todo o mundo
publicado 09:42 11 outubro '11


Os protestos dos indignados em Nova Iorque e em Washington já duras há várias semanas
EPA/SHAWN THEW

Para o próximo sábado, 15 de outubro, está marcado um protesto a nível global, com mais de 400 iniciativas previstas em mais de 45 países. Várias cidades portuguesas incluindo Lisboa, Porto, Angra do Heroísmo, Braga, Coimbra e Évora vão ser palco dessas manifestações pacíficas.

O protesto divulgado pelo site com o nome “United for Global Change” (Unidos para a Mudança Global), afirma que “na América, Ásia, África e Europa, a população está a preparar-se para reivindicar os seus direitos e exigir uma verdadeira democracia, num protesto global, não violento”.

Desenhos políticos

fonte: TVI

15 de Outubro: a revolução na ponta do lápis
Arquitecta portuense desempregada dedica-se a passar mensagens através dos seus desenhos. Depois do sucesso das presidenciais, o empenho nos «indignados»Por: Catarina Pereira | 11- 10- 2011 13: 54



Garante que desenhou «a vida toda», porque é uma «parte integrante» da sua «visão de futuro». No Natal passado, comprou um quadro digital, no qual fez um desenho «a brincar» que lhe trouxe a popularidade necessária para influenciar o movimento que surgiu a 12 de Março e que no próximo sábado sairá novamente à rua.

15 de Outubro em Israel

fonte: TVI

«Cidades de tendas» inspiram indignados de Wall Street
Protesto mundial conta com Israel no próximo sábado
Por: tvi24 / CP | 10- 10- 2011 13: 10




«Muitos dos detidos em Wall Street (Estados Unidos) são os mesmos manifestantes de Telavive», contou à Lusa Dov Ben-Lior, um dos membros do Movimento 14 de Julho, que esteve na origem dos protestos israelitas por «justiça social» durante os últimos meses.

Em Julho e Agosto, milhares de israelitas montaram grandes «cidades de tendas», principalmente na emblemática Avenida Rothschild, em Telavive.

O movimento viu as fileiras engrossadas por milhares de israelitas nova-iorquinos, com dupla nacionalidade, que de visita às famílias passaram as férias acampados nas ruas, passeios e parques de Israel.

Indignados presos "administrativamente" por acampar



fonte: TVI (com vídeo)

Meia centena de indignados detidos em Bruxelas
Jovens pretendiam acampar num parque da cidade em protesto
Por: Redacção | 9- 10- 2011 10: 30

Meia centena de jovens «indignados» foram detidos na capital belga, Bruxelas, na última noite, depois de não terem obedecido à ordem da polícia para deixar um parque da cidade onde tinham intenção de acampar em protesto.

O jornal espanhol «El País» salienta que os jovens pretendiam manifestar-se contra as condições de vida actuais e ficar no local até ao próximo sábado, dia em que está prevista uma manifestação.

Auditoria popular à dívida pública

fonte: TVI

Indignados querem auditoria popular à dívida
Esta é uma das propostas que vai ser apresentada na manifestação do dia 15 em Lisboa
Por: Redacção | 8- 10- 2011 10: 47



Uma «auditoria cidadã» à dívida pública é uma das propostas que vai ser apresentada à assembleia popular que se reunirá dia 15 em frente ao Parlamento após a manifestação que começará na rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa.

«Neste momento estamos a pagar algo que não sabemos de onde vem (¿) nem a quem devemos», afirmou, numa entrevista à agência Lusa, Paula Gil, dirigente do Movimento Doze de Março (M12M), uma das quase 30 organizações que convocaram o desfile do próximo sábado na capital e noutras cidades do país.

Associação José Afonso apoia manifestação

fonte: Rostos.pt

Associação José Afonso de Setúbal apoia manifestação 
«15 de Outubro 2011 - A Democracia sai à rua!»

Os órgãos sociais da AJA - Associação José Afonso, decidiram apoiar e apelar aos associados e amigos para participarem nas manifestações contra a degradação das condições de vida no país, e no mundo - "15 de Outubro 2011 - A Democracia sai à rua!".
Comunicado da Associação José Afonso

A situação que se vive hoje em Portugal e, um pouco por todo o mundo, é um retrocesso civilizacional. A nossa vida quotidiana está a ser destruída com o argumento de crise financeira. A especulação e a ganância estão a levar-nos a uma situação insustentável para os trabalhadores e para o povo em geral. A cultura é considerada um acessório, sem valor, a precariedade é o futuro para os jovens, os impostos sobre os magros salários sobem em catadupa, as privatizações dos bens públicos - como por exemplo a água - transferem o que é de todos, para a posse de alguns. Assim, obrigam-nos mais uma vez a vir para a rua gritar! Já, José Afonso nos dizia:

We are the 99%

 


Nós somos os 99%. Estamos a ser desalojados de nossas casas. temos que escolher entre comida ou renda. Não temos direito a assistência médica. Sofremos a poluição ambiente. Trabalhamos longas horas por pouco salário e nenhuns direitos, se é que temos trabalho. Não temos nada, enquanto os outros 1% têm tudo. Nós somos os 99%.

Nós somos os que ocupámos Wall Street. E VOCÊS querem ocupar?

Mapa incompleto dos protestos marcados

E em Espanha no pasa nada?


fonte: Público

Dactilógraf@s apoiam o 15 de Outubro


15 de Outubro em debate (2)


Comunicado N.º3
10 Outubro 2011
15 de Outubro em debate
Faltam 5 dias para a maior manifestação internacional

A plataforma organizadora da manifestação internacional do 15 de Outubro assume-se como promotor de reflexões tão actuais como necessárias e coloca à discussão esta semana dois temas: ‘Desemprego, Precariedade e Austeridade’ e ‘A Crise da Democracia’.

Será já terça-feira, dia 11, pelas 17h30, na livraria ‘Ler Devagar’, na Lx Factory, em Alcântara, que se debaterão as consequências do congelamento dos salários e pensões até 2013, da antecipação do antecipação do aumento das tarifas da luz e do gás, do aumento das taxas moderadoras, da redução do número de funcionários públicos, do aumento das propinas na educação, da privatização de sectores estratégicos e do aumento desemprego.

Polícias indignados


fonte: TVI (com vídeo)

PSP «veste-se de preto» contra cortes
Elementos do Corpo de Intervenção continuam a fazer «levantamento de rancho» e hoje inovam no protesto
Por: Redacção / PP | 10- 10- 2011 15: 31 - Artigo actualizado às 20:07

Os elementos do Corpo de Intervenção da PSP em Lisboa concentraram-se, esta segunda-feira à tarde, junto às instalações, na Ajuda, «vestidos de preto» para protestar contra o corte do subsídio de serviço nas férias e baixas médicas, segundo os sindicatos, escreve a Lusa.

Cerca de 60 elementos, vestidos com camisolas pretas, aderiram ao protesto. Os elementos do Corpo de Intervenção (CI) começaram a concentrar-se às 17:00, quando o grupo saiu do serviço.

Sabias que...?

Artigo 21.º
Direito de resistência

Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública.

http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx#art21

DEFENDE OS TEUS DIREITOS. Dia 15 sai à rua!

Contra a manipulação da informação

Protesto junto da RTP pela liberdade de informação: