segunda-feira, 3 de outubro de 2011

15 de Outubro no mundo


5000 km
2000 mi
Scale = 1 : 222M
89.05128, -69.27653
EPSG:900913

http://15october.net/where/

Sabias que...?

Artigo 45.º
Direito de reunião e de manifestação

1. Os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização.

2. A todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação.

"O protesto será pacífico e não há nada a temer"

fonte: jornal i

Troika e sacrifícios fazem com que PSP dê atenção especial aos protestos
Por Luís Claro, publicado em 3 Out 2011 - 03:00 | Actualizado há 1 hora 47 minutos

Porta-voz da PSP garante que “não há sinais” de manifestações que envolvam violência



Os protestos arrancaram no primeiro dia de Outubro e este mês vai ficar marcado por várias acções contra as medidas de austeridade. As movimentações de rua inauguram uma nova fase na vida do governo liderado por Passos Coelho - que até agora tem sido poupado ao conflito social - e as autoridades estão atentas a um período especialmente sensível da vida nacional. O porta-voz da PSP, Paulo Flor, confirma ao i que “face à troika, às restrições e à realidade da Grécia é natural uma atenção especial para estes fenómenos sociais”, mas garante que “não há sinais de qualquer movimento de contestação social com violência” ou a existência de “grupos extremistas”. “Isso está posto de lado” acrescenta.

O ambiente de tensão social, numa altura em que as medidas de austeridade se vão intensificar, faz com que muitos– inclusive o governo e as autoridades– olhem com atenção para os casos da Grécia e de Londres. O sindicalista da UGT Nobre dos Santos alerta que é preciso “muito cuidado” e considera que “manifestações inorgânicas podem degenerar em violência”. “Há situações de carência grave, mesmo dentro da Administração Pública. Estas situações podem dar origem a episódios imprevisíveis”, diz o secretário-geral de um sindicato de trabalhadores da Função Pública.

Angola: "A polícia está com fome, Zedu já comeu!"

fonte: club-k.net

Governo recua na determinação de espaços para manifestações
SÁBADO, 01 OUTUBRO 2011 23:38
Fonte: Lusa

Luanda - O governo da província de Luanda (GPL) recuou hoje na medida que determinava espaços próprios nos nove municípios da capital angolana para a realização de manifestações. Um despacho divulgado hoje em Luanda informa que o despacho que determinava aqueles espaços, de 14 de setembro, foi "revogado".

O governador provincial interino de Luanda argumenta que teve em consideração as reclamações "tempestivas" de um grupo de cidadãos residentes na província relativamente ao despacho de 14 de setembro.

Manifestação em Luanda, 25 de Setembro:

Cartazes de Évora

Fotos de dia 1 Outubro


Cartazes


Os polícias também são povo

fonte: RTP



Forças policiais garantem que não deixarão de cumprir as suas funções
2011-10-02 20:26:03

As forças policiais garantem que apesar do descontentamento, não deixarão de cumprir as funções de segurança. Os dirigentes das associações sindicais pedem ao governo atenção redobrada para os problemas que afectam as policias numa altura em que se lhes pede ainda mais empenhamento.

Sabias que...?

Artigo 34.º
Inviolabilidade do domicílio e da correspondência

1. O domicílio e o sigilo da correspondência e dos outros meios de comunicação privada são invioláveis.

2. A entrada no domicílio dos cidadãos contra a sua vontade só pode ser ordenada pela autoridade judicial competente, nos casos e segundo as formas previstos na lei.

Escutas ilegais à moda da antiga PIDE

fonte: Público

Em Portugal existem nove entidades que podem escutar
Escutas telefónicas: PSP e SIS utilizam equipamento de forma abusiva
30.10.2007 - 08:38 Por José Bento Amaro

Hoje, quando o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, se deslocar à Assembleia da República para explicar as recentes declarações sobre escutas telefónicas em Portugal, que em sua opinião serão excessivas e, em alguns casos, até podem ser ilegais, irá pronunciar-se, sobretudo, acerca de uma série de equipamentos cuja comercialização está autorizada mas que, posteriormente, têm utilização proibida ou abusiva. Esses equipamentos são, muitas vezes, utilizados pela PSP e pelo SIS.

Microfones direccionáveis de grande potência e capazes de recolher sons mesmo através de paredes; microcâmaras com capacidade para efectuar gravações de vídeo e áudio; telemóveis/gravadores capazes de captar sons num espaço de 100 metros quadrados; canetas, isqueiros, imitações de maços de cigarros com dispositivos de recolha de som e imagens - eis alguns exemplos do tipo de equipamento que pode ser comprado em diversas zonas de Lisboa (ou através da Internet) e cuja comercialização não é proibida. Material que inicialmente se destina a outros fins que não a "espionagem", mas que é frequentemente utilizado por algumas forças de segurança.

Nós, o povo



Occupy Everything from socially_awkwrd on Vimeo.

October 1, 2011. Day 14. 700+ protestors are arrested after thousands march from Liberty Plaza to the Brooklyn Bridge.
Filmed by Kristopher Rae
Edited by Kristopher Rae & Nicky Eyebrows
Music "The Youth" - MGMT

Querem dissuadir o povo de vir à rua!! Vais ficar em casa?

fonte: DN

PSP e secretas esperam maiores tumultos desde PREC
ontem



Polícia e SIS já têm elementos no terreno para antecipar as acções de grupos organizados que podem criar grande agitação social.

A agitação social deve crescer e pode atingir proporções nunca vistas nos últimos 30 anos. A previsão é de um grupo de comandantes da PSP, feita num relatório confidencial a que o DN teve acesso. O descontentamento popular com a crise económica faz a polícia e os serviços secretos temerem actos violentos. Por isso, já têm agentes a identificar grupos e protagonistas da contestação.

Leia mais no e-paper do DN. (só pagantes)

Finalmente falam do 15 de Outubro na TV, mas "extremistas"??!!

fonte: TVI (com vídeo)


Relatório alerta para perigo de tumultos
PSP e SIS atentos a movimentações de grupos extremistas
2011-10-02