terça-feira, 29 de novembro de 2011

Contra a violência policial



fonte: Público

Agressões ao jovem alemão
PGR vai aguardar averiguações da PSP sobre agressões no dia da greve
28.11.2011 - 17:22 Por Rafaela Freitas

A plataforma dos “indignados” acusa o Governo de “práticas típicas de regimes autoritários e repressivos” (Rafael Marchante/Reuters)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou hoje à Lusa que vai aguardar pelas averiguações da PSP relativamente ao vídeo das agressões ao jovem alemão no dia da greve geral. A Plataforma 15 de Outubro quer “repor publicamente a verdade dos factos”.Num comunicado enviado hoje à comunicação social, a plataforma dos “indignados” acusa o Governo da fabricação de factos e do emprego de “práticas típicas de regimes autoritários e repressivos”. De acordo com o documento, foi testemunhada a presença de elementos da polícia “não fardados e não identificados” entre os manifestantes, que “incitaram à violência por palavras e acções”.

De acordo com a Lusa, Renato Guedes, um dos responsáveis da Plataforma, tinha já sugerido que a PGR devia abrir um inquérito na sequência do vídeo das agressões ao jovem alemão. O “indignado” disse à Lusa que as imagens, visíveis na Internet e nas redes sociais, ilustram a “actuação vergonhosa” dos agentes policiais.

Como fazer uma revolução pacífica

Só se pode vencer a violência com a não-violência.


Gene Sharp - How to Start a Revolution Trailer from Gene Sharp on Vimeo.