sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Em directo de S. Bento

Live streaming dos ocupantes aqui: http://www.livestream.com/ocuparlisboa

Desacatos (2)

fonte: Público

Movimento “Occupy Lisboa” diz que começaram a arrancar cartazes
Movimento "Ocupar Lisboa" diz ter sido atacado por neo-nazis
21.10.2011 - 08:43 Por Romana Borja-Santos, Rafaela Freitas
Notícia substituída às 13h50

Um grupo de apoiantes do movimento “Occupy Lisboa” continua em frente à AR (Rafael Marchante/Reuters)

Os desacatos desta madrugada frente à Assembleia da República, onde permanece desde sábado o grupo de activistas do movimento “Ocupar Lisboa”, terão sido provocados por uma milícia de extrema-direita, acusam os manifestantes.

O comunicado divulgado hoje pela plataforma organizadora do 15 de Outubro afirma a expressão política do grupo de atacantes, informação que a PSP não confirma nem desmente.

Desacatos (1)

fonte: SIC

Duas pessoas identificadas por provocar desacatos frente à AR
21.10.2011 10:30 Com Lusa

Duas pessoas foram identificadas depois de terem provocado desacatos junto à Assembleia da República, onde continua em vigília um grupo de apoiantes do movimento "Occupy Lisboa" (Ocupar Lisboa), disse à agência Lusa fonte da PSP.

"Não houve detenções. Um grupo de seis indivíduos danificou os cartazes dos manifestantes que continuam frente à Assembleia da República e duas pessoas foram identificadas", indicou a mesma fonte.

Segundo descreveu à Lusa Marina Zimmermann, que faz parte do movimento "Occupy Lisboa", "algumas pessoas começaram a arrancar cartazes e a dar pontapés nas coisas".

"A nossa resposta foi pacífica. Não houve agressões físicas porque nós não respondemos a nenhuma provocação", defendeu, sublinhando que a manifestação frente à Assembleia da República tem um carácter pacífico.

Repúdio à violência

Comunicado N.º9
21 de Outubro de 2011

Repúdio à violência
Cidadãos pacíficos em vigília em frente ao Parlamento agredidos esta madrugada

Perante os episódios de violência ocorridos esta madrugada sobre os cidadãos pacíficos que se mantêm em frente à Assembleia da República desde sábado, auto denominados ‘Movimento Ocupar Lisboa – Acampados de S. Bento’, a plataforma organizadora da manifestação internacional do passado 15 de Outubro vem deixar claro que repudia veementemente qualquer acto de agressão sobre os activistas e manifesta-lhes toda a sua solidariedade.

Conforme denuncia o ‘Ocupar Lisboa - Acampados de São Bento’ o ataque foi levado a cabo por uma milícia de extrema-direita, expressão política que além dos actos concretos que condenamos, merece a nossa mais profunda repulsa e combate político.

Chilenos exigem educação pública


Manifestantes ocupam Congresso do Chile e entram em confronto com a polícia
Hoje às 07h14 - Atualizada hoje às 07h16

Mais de 60 estudantes ocuparam ontem à noite, por cerca de oito horas, o prédio do Congresso Nacional do Chile. A ocupação ocorreu no momento em que os parlamentares debatiam com o ministro da Educação, Felipe Bulnes, o orçamento para o setor em 2012, em uma comissão especial.

Os manifestantes aceitaram deixar o prédio e do lado de fora foram contidos por policiais, que usaram força para reprimir os protestos. A polícia fez um cordão de isolamento em volta do prédio do Congresso e usou jatos de água. Os estudantes exigem dos parlamentares apoio à proposta de plebiscito vinculante, que estabelece que o resultado da votação oriente as mudanças na educação.