quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Poemanifesto


Documento prioritário
Entregar por reverência ao Primeiro Ministro, Presidente da República
e à Presidente da Assembleia da República, que pediu o nosso feedback
e sugestões.

Senhoras e Senhores

Em frente ao Parlamento, nós acreditamos que o que aí vem...
muito rapidamente é uma nova forma de estar e de agir.
Face as varias crises existentes e de varia indole,
na Sociedade
no Planeta
no Sistema
e em cada Um.

Ocupar Lisboa

Cerca de 30 pessoas ocupam S. Bento, em Lisboa, todas as noites desde 15 de Outubro.

M12M abandona plataforma 15.O

Comunicado sobre o 15 de Outubro
por M12M - Movimento 12 de Março a Quarta-feira, 19 de Outubro de 2011 às 12:42

No último sábado fez-se história! Quase 1000 cidades em todo o Mundo participaram no primeiro grande protesto global que clamou por mais Democracia e justiça social.

Em Lisboa saíram à rua cerca de 100 mil pessoas, o que tornou o 15 de Outubro numa das maiores manifestações de sempre no país. Saudamos a coragem e a responsabilidade cívica de todas as pessoas que se manifestaram pacificamente nesse dia.

Ocupação de S. Bento


A rua é nossa!
Publicado em 19/10/2011 por indignadoslisboa

Os cidadãos empenhados na organização do 15 de Outubro saúdam os activistas que por sua livre iniciativa, num gesto mais do que simbólico, de afirmação do direito ao uso de espaços públicos, ocuparam a escadaria da Assembleia da República momentos antes do início da Assembleia Popular de dia 15. Sem esse gesto, e tendo em conta que as estruturas de apoio à assembleia não eram as ideais, não teria sido possível que a assembleia fosse acessível a todos. Foi portanto graças a essa ocupação do espaço público – as escadas da Assembleia da República são um espaço público! – que se criaram condições para que muitos mais pudessem ver e ouvir as intervenções em anfiteatro. Os espaços públicos em geral e a Assembleia da República em particular, pertencem aos cidadãos, devem atender às suas necessidades e ser usados em benefício destes.

Atenas em greve: 100 mil na rua

fonte: Keep talking Greece

Protestos e gás lacrimogéneo
Athens Protests & Tear Gas- Live Blogging in EN – Oct 19, 2011
Posted by keeptalkinggreece in Society

Às 13h10 (hora local), mais de 80.000 manifestantes (algumas fontes apontam para 100.000) estão reunidos na Praça Sintagma em frente do paralmento grego, hora e meia após o início da manifestação. Sem precedentes! deve ser o maior protesto desde 1974. Membros dos sindicatos dos sectores públicos e privados, partidos políticos, estudantes, professores, mas também pessoas sem chapéu partidário acorrem ao centro de Atenas para levantar a voz contra as medidas de austeridade que ameaçam os pilares da sociedade.


Syntagma Sq by @eltoro80gr

Está presente uma grande força policial e as medidas de segurança são draconianas. As estações de metro de Sintagma e Evangelismos estão fechadas aos passageiros.


Athens dowtown under protesters siege

Houve alguns incidentes contra a polícia. Em Kaisariani, subúrbio de Atenas, um grupo de jovens atirou pedras contra uma unidade de motociclos da polícia. Um polícia foi agredido sem gravidade. Na baixa de Atenas, outro grupo atirou pedras e cadeiras contra um esquadrão de polícia.

Ler mais >> Keep Talking Greece

Fotos do 15.O no Porto






fotos daqui: http://15out-porto.blogspot.com/search/label/fotos%2015O%20porto

"Os países estão a ser roubados pelos bancos e pelos impostos"

Lições da história: a nacionalização da banca



Conselho da Revolução
Decreto-Lei n.º 132-A/75
de 14 de Março

Considerando a necessidade de concretizar uma política económica antimonopolista que sirva as classes trabalhadoras e as camadas mais desfavorecidas da população portuguesa, no cumprimento do Programa do Movimento das Forças Armadas; 

Considerando que o sistema bancário, na sua função privada, se tem caracterizado como um elemento ao serviço dos grandes grupos monopolistas, em detrimento da mobilização da poupança e da canalização do investimento em direcção à satisfação das reais necessidades da população portuguesa e ao apoio às pequenas e médias empresas; 

Considerando que o sistema bancário constitui a alavanca fundamental de comando da economia, e que é por meio dela que se pode dinamizar a actividade económica, em especial a criação de novos postos de trabalho; 

Mãos ao ar, isto é um assalto

fonte: Planeta Terra

Citibank chama a polícia para prender clientes que querem encerrar contas
Domingo, 16 de OutubrO de 2011 às 13:31
PLANETA TERRA v2.0 - Christophe Charneca (Autor)
Artigo corrigido e actualizado no dia 18 de Outubro de 2011 às 02h44


Cerca de 30 clientes do Citibank de LaGuardia em Nova Iorque, foram detidos depois de terem tentado fechar as suas contas em sinal de protesto.

Ontem, dia 15, ao princípio da tarde, os seguranças do Citibank trancaram 23 dos seus próprios clientesdentro do banco quando perceberam que alguns dos clientes queriam encerrar as suas contas bancárias como forma de protesto, conta um dos manifestantes do movimento Occupy Wall Street

Pouco depois, a polícia foi chamada ao local, e ainda forçaram clientes a entrarem no banco para os algemarem para que posteriormente fossem levados para a esquadra.



Mais e mais austeridade

fonte: SIC

Greve geral de 48 horas na Grécia contra novo pacote de austeridade
19.10.2011 08:05



Os dois principais sindicatos gregos iniciam hoje uma greve geral de 48 horas contra as novas medidas de austeridade anunciadas pelo governo, num país que permanece paralisado por diversas paralisações setoriais.

O Executivo do Partido Socialista Pan-Helénico (PASOK) prepara-se para aprovar na quinta-feira no Parlamento um novo conjunto de medidas que implicam o fim dos contratos coletivos, novo aumento de impostos, para além de um projeto lei que prevê o desemprego parcial de 30 mil trabalhadores do setor público até ao final do ano e uma grelha única de salários na função pública.

Reportagens de TV

VÍDEO: PSP identifica vários jovens «indignados»
2011-10-15
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13501794

VÍDEO: Cem mil em Lisboa tomam escadaria do Parlamento
A multidão ficou descontrolada e pelo menos uma pessoa desmaiou. Alguns manifestantes aproveitaram uma falha na segurança e um jovem queimou um jornal sentado em cima de um dos leões da entrada do Parlamento - um sinal apoiado por muitos dos milhares que ali se encontram. O corpo de Intervenção chegou ao local de imediato
2011-10-15
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13501714

VÍDEO: 50 mil indignados no Porto 
Porto indignado grita «Reage! Democracia não é medo»
2011-10-15
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13501670