sábado, 24 de março de 2012

Repressão da liberdade de informação

fonte: JN

Centena de jornalistas concentraram-se em frente à PSP
Publicado ontem; NUNO MIGUEL ROPIO

Cerca de uma centena de jornalistas protestaram, esta sexta-feira, em frente à Direção Nacional da PSP, em Lisboa, contra a violência exercida por agentes da Polícia contra os jornalistas que cobriram a manifestação da Plataforma 15 de Outubro, no Chiado, inserida na greve geral.


Jornalistas começaram a juntar-se à porta da Direcção Nacional da PSP.  foto VÍTOR RIOS/GLOBAL IMAGENS

O grupo responsável pela organização desta concentração, ocorrida ao início da tarde, acabou por ser recebido pelo diretor-adjunto da PSP, Paulo Lucas, a quem entregou uma carta de protesto.

Segundo a jornalista Ana Leiria, aquele responsável lamentou os episódios de violência de que foram alvos os fotojornalistas Patrícia Melo Moreira, da agência France Presse (AFP), e José Sena Goulão, da agência Lusa, que esteve neste protesto, ainda em convalescença.

Violência de Estado

fonte: Público

Plataforma 15 de Outubro acusa Governo de querer criminalizar movimentos sociais
23.03.2012 - 19:12 Por Lusa


Activistas dizem que houve "policiais infiltrados" na manifestação da plataforma 15 de Outubro (Pedro Cunha)

A plataforma 15 de Outubro, que promoveu a manifestação de quinta-feira onde ocorreu uma carga policial, acusa o Governo de pretender criminalizar os movimentos sociais em Portugal.

“Somos pacíficos mas estão a tratar-nos como se fossemos um bando de terroristas e criminosos”, afirmou o porta-voz do grupo, Tiago Castelhano, numa conferência de imprensa realizada nesta sexta-feira à tarde junto à escadaria da Assembleia da República.