sábado, 22 de outubro de 2011

"Tenham cuidado não só com os inimigos, mas também com falsos amigos"

fonte: Opera Mundi

A tinta vermelha: o discurso de Slavoj Zizek no Occupy Wall Street
11/10/2011 - 14:45 | Slavoj Zizek | Nova York



Slavoj Žižek visitou a Liberty Plaza, em Nova Iorque, para falar ao acampamento de manifestantes do movimento Occupy Wall Street, que vem protestando contra a crise financeira e o poder econômico norte-americano desde o início de setembro deste pano.

O filósofo enviou a íntegra de seu discurso que foi originalmente publicado no blog da Boitempo. Segue abaixo em tradução de Rogério Bettoni.

***

Não se apaixonem por si mesmos, nem pelo momento agradável que estamos tendo aqui. Carnavais custam muito pouco – o verdadeiro teste de seu valor é o que permanece no dia seguinte, ou a maneira como nossa vida normal e cotidiana será modificada. Apaixone-se pelo trabalho duro e paciente – somos o início, não o fim. Nossa mensagem básica é: o tabu já foi rompido, não vivemos no melhor mundo possível, temos a permissão e a obrigação de pensar em alternativas. Há um longo caminho pela frente, e em pouco tempo teremos de enfrentar questões realmente difíceis – questões não sobre aquilo que não queremos, mas sobre aquilo que QUEREMOS. Qual organização social pode substituir o capitalismo vigente? De quais tipos de líderes nós precisamos? As alternativas do século XX obviamente não servem.

Eu quero



fonte: Exame

Protestos
Movimento "Occupy Wall Street" ganha comercial
Filme chega à TV por assinatura por meio do Google
21/10/2011 17:16

O Movimento "Occupy Wall Street" ganhou um comercial em canais de televisão por assinatura dos Estados Unidos. A peça foi produzida com fundos provenientes do croudsourcing LoudSauce e veiculada por meio do Google TV Ads.

O filme de 30 segundos mostra pessoas de diversas etnias e idades dizendo o que acham e esperam que possa melhorar nos Estados Unidos. Uma das principais bandeiras do "Occupy Wall Street" é a "justiça" com os 99% dos americanos que sentem os efeitos da crise, contra os banqueiros e economistas que seguem faturando alto.

"Primeiro arrasar a economia, depois o perdão da dívida"



fonte: RTP

Política
Boaventura Sousa Santos diz que o Movimento dos "Indignados" significa o aparecimento de um novo discurso político global
2011-10-16 09:22:04

Boaventura Sousa Santos diz que o Movimento dos "Indignados" significa o aparecimento de um novo discurso político global que reclama mais democracia e contesta o domínio dos mercados financeiros. No "Grande Jornal" da RTP Informação, o sociólogo disse que também em Portugal começa a surgir a consciência de que a austeridade não vai resolver nada.

Vem aí mais fome

fonte: JN

Ajuda Alimentar em Portugal perde 36 milhões de euros
Programa Comunitário sofre "corte imoral" e só em Portugal deixa 400 mil pessoas em risco
00h00m, LEONOR PAIVA WATSON

O Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados ficou sem 500 milhões de euros. Para toda a Europa, o PCAAC tem apenas 113 milhões. Portugal passa de 40 para quatro. E, só no país, serão 400 mil pessoas com menos apoio para comer.


foto ÂNGELO LUCAS/GLOBAL IMAGENS

Na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, esta sexta-feira, seis entre os 27 estados-membros exerceram uma minoria de bloqueio, impedindo que o PCAAC usasse os 500 milhões de euros que até já estavam aprovados.

100 tendas ocupam centro de Londres há uma semana

fonte: Opera Mundi

'Cidade das barracas' londrina centraliza protestos de indignados no Reino Unido
22/10/2011 - 09:24 | Roberto Almeida | Londres


Roberto Almeida/Opera Mundi 

Entre chocolates quentes, sopas e chás para espantar o frio, o OccupyLSX, ou Ocupem a Bolsa de Londres, completa uma semana de protesto na capital londrina. No dia 15 de outubro, data da ocupação, eram 20 barracas. Agora, são cerca de 100, espalhadas diante da escadaria da catedral de São Paulo, logo em frente ao prédio da bolsa de valores londrina, a London Stock Exchange, no centro de Londres. É a chamada "Tent City", ou "cidade das barracas".

O movimento, convocado pela internet, começou naquele sábado com uma manifestação de cerca de três mil pessoas. Em seguida, inspirado pelo Occupy Wall Street, ganhou nome, fincou terreno e acabou se tornando um dos principais protestos anti-capitalismo e anti-ganância da Europa. O objetivo é permanecer na área indefinidamente.

Como afastar manifestantes

Ontem colocaram uma cerca alta à volta do parlamento:


Como dispersar manifestantes


Almanaque Bertrand, 1908.

5000 funcionários públicos ocupam Terreiro do Paço

 foto: JN

fonte: DN

FINANÇAS
Portas do Ministério fechadas para evitar ocupação
por Lusa Ontem

As portas do Ministério das Finanças fecharam hoje a meio da tarde para impedir a tentação de alguns manifestantes da função pública, que estão no Terreiro do Paço, de ocuparem as instalações.

Tendo em conta que o desfile convocado pela Frente Comum decorreu ordeiramente, como habitual, não era previsível que os participantes ocupassem a faixa de rodagem junto ao Ministério das Finanças, contra a proibição da polícia.

No entanto, os cerca de 5.000 funcionários públicos não acataram a indicação policial para se colocarem em frente ao ministério, mas fora da faixa de rodagem, acabando por forçar a passagem para junto do edifício.