terça-feira, 31 de julho de 2012

Direito à habitação (4)

PR afirma estar a acompanhar o caso do bairro Santa Filomena em Portugal
30 de Julho de 2012



O Presidente da República informou neste domingo, 29, que está a acompanhar o caso do Bairro Santa Filomena, na Amadora, Portugal, onde muitos cabo-verdianos vivem “dias difíceis e dolorosos” e garante que irá “fazer tudo” para ajudar na procura de “melhores soluções”.

Na sua página no facebook, o Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, afiançou que manteve contactos com ministra das Comunidades que igualmente acompanha a situação, em articulação com as autoridades cabo-verdianas, designadamente a Embaixada de Cabo Verde em Lisboa.

Direito à habitação (3)

Habitações decentes

Nuno Teotónio Pereira: Os milhares de casas vazias no país “são um espólio muito importante, que deveria ser aproveitado para realojar as famílias.”

Em 1993, numa das suas crónicas no PÚBLICO (reunidas no livro Tempos, Lugares, Pessoas), defendia que “só com uma forte intervenção da administração central será possível proporcionar habitações decentes às populações”. E recordava que o problema da habitação não se resumia à questão das barracas.

Hoje, ainda tem um olhar crítico sobre o tema: “Há muitos aspectos que são ignorados na luta política e na acção do Governo”. E, sobre o caso da Amadora, diz: “É um recuo muito grande em relação a situações anteriores. A câmara diz que quem não está inscrito no PER [Programa Especial de Realojamento] não tem direito a ser realojado em novos bairros sociais. O PER já tem 20 anos e as pessoas que não foram recenseadas nessa altura não têm direito a ser realojadas em novos bairros sociais. É uma situação dramática e caricata.”

O problema da habitação, diz ainda, passa pelos milhares de casas vazias que há no país: “São um espólio muito importante, que deveria ser aproveitado para realojar as famílias que estão a viver em péssimas condições.” E, acrescenta, “a principal acção para solucionar o problema da habitação devia ser dirigida para aproveitar esses milhares de casas desabitadas”. O Governo deveria mesmo investir num “plano que abrangesse todas as situações de carência de habitação”, com “a colaboração das câmaras”.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Direito à habitação (2)




Bairro de Santa Filomena. Mais três casas vieram abaixo
Por Sílvia Caneco, publicado em 28 Jul 2012 - 03:10
No segundo dia de demolições, pelo menos cinco pessoas ficaram sem abrigo. Uma tem duas filhas, um está desempregado e outro doente
http://www.ionline.pt/portugal/bairro-santa-filomena-mais-tres-casas-vieram-abaixo

Cai o bairro da Amadora e os moradores sentem-se revoltados
AUTOR: ANTÓNIO HENRIQUES
SEXTA-FEIRA, 27 JULHO 2012 12:52

Começaram por cortar a água e a luz, provocando a saída dos moradores do Bairro de Santa Filomena, na Amadora, das suas casas. Perante a atitude da polícia, que entretanto cercou o espaço, sentimento foi comum: a demolição era o passo seguinte. Demoliram-se as casas e ergueu-se a revolta, sentimento incapaz de travar as máquinas.
http://www.ptjornal.com/201207279973/geral/sociedade/cai-o-bairro-da-amadora-e-os-moradores-sentem-se-revoltados.html

Começo da queda - Bairro de Santa Filomena
SEXTA-FEIRA, 27 DE JULHO DE 2012
No âmbito da Parceria para a Mobilidade entre Cabo Verde e a União Europeia (UE), elegemos um grupo de idiotas que formam o chamado Governo de Cabo Verde que assinam um protocolo como este.

DEZANOVE ANOS
"Acabei de perceber uma das questões que está em causa no Bairro de Santa Filomena na Amadora: o recenseamento para este processo foi feito em 1993 e não são admitidas mudanças.
Todos os chegados e nascidos nos últimos 19 anos não contam e não têm direito a realojamento.
Um casal que tenha sido recenseado sem filhos terá direito a uma casa para duas pessoas e não mais. Não importa quantos filhos nasceram nos últimos 19 (DEZANOVE!) anos.
Uma criança que foi recenseada em casa dos pais há 19 anos, hoje é adulta, pode ter filhos e não terá direito a casa, porque é criança e vive com os pais.
Repito: DEZANOVE ANOS!"
Helena Romão (do facebook)

Bairro de Santa Filomena, a luta pela habitação continua presente
Segunda-feira, 23 de Julho de 2012
http://cma-j.blogspot.pt/2012/07/bairro-de-santa-filomena-luta-pela.html

domingo, 29 de julho de 2012

Direito à habitação (1)


(foto Sandra Bernardo)

Município “socialista” português despeja pobres e desempregados
CABO-VERDIANOS SEM TECTO NA AMADORA
28 Jul, 10:11h
A situação é de tal forma dramática no Bairro de Santa Filomena, que mereceu já uma queixa às Nações Unidas contra “abusos dos direitos humanos”. Tudo perante o silêncio da nossa embaixada em Lisboa e do Governo de Cabo Verde, cujo partido que o suporta é “camarada” do PS que dirige aquela autarquia da Área Metropolitana de Lisboa
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36610&idSeccao=542&Action=noticia

85 famílias despejadas na Amadora
Polícia cercou o bairro da Filomena
Por Redacção FC 2012-07-26 11:11 COM VÍDEO
Alguns residentes acusam a Câmara de não estar a cumprir uma providência cautelar, decretada pelo tribunal de Sintra, e que impedia, para já, a demolição das casas. Afirmam também que o fim do bairro da Filomena é consequência dos interesses mobiliários que existem para o local.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/aa---videos---sociedade/filomena-amadora-tvi24/1364045-5795.html

Tentava impedir a demolição de uma casa
Amadora: PSP detém homem em situação ilegal
Um homem que se encontrava em situação irregular no País foi esta sexta-feira detido pela PSP no bairro de Santa Filomena, Amadora, depois de se ter barricado dentro de uma habitação que iria ser demolida por funcionários da câmara.

DESPEJOS NO BAIRRO DE SANTA FILOMENA 
Como em qual­quer acção mili­tar bem suce­dida, a resis­tên­cia do ini­migo foi efi­caz­mente anu­lada, e a popu­la­ção está con­tro­lada. Nem outra coisa pode­ria ser. Joa­quim Raposo e as for­ças de ocu­pa­ção esti­ve­ram a lutar con­tra cães can­sa­dos, como se tives­sem vindo agora mesmo de uma workshop das uni­da­des para­mi­li­ta­res de al-Assad.
http://semiose.net/2012/07/27/sociedade/caes-cansados-3454.html

COMUNICADO DA CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA
Sem descurar a situação noutras áreas degradadas do concelho, a Câmara Municipal da Amadora tomou a opção de erradicar o núcleo degradado de Santa Filomena, fazendo para isso um grande esforço financeiro, sem qualquer apoio da Administração Central, com vista a dar condições dignas às inúmeras famílias que desde 1993 aguardam ansiosamente e legitimamente por um lar condigno.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Corrupção

Na Islândia, o Governo que foi eleito por ser contra o FMI, agora faz o que o FMI quer.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Manife corta-relvas


Manifestantes pedem demissão de Relvas
É o segundo protesto numa semana a exigir a demissão do ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

Fonte: TVI:  Redacção / PB | 23- 7- 2012 21: 23

Cerca de cem pessoas estavam reunidas esta segunda-feira, por volta das 20:00, em frente ao Parlamento para pedir a demissão do ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. Esta é a segunda manifestação desta semana com o mesmo objetivo.

Tal como a primeira, esta concentração também foi convocada através da rede social Facebook e proposta pelo realizador Miguel Gonçalves Mendes. Vários manifestantes voltaram a empunhar cartazes pedindo «ética, respeito e retidão» aos «representantes eleitos da Nação».