sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Próxima estação: 15 de Outubro

fonte: Jornal de Negócios

Grupo da Geração à Rasca imita PT e "dá" novos nomes a estações do metro de Lisboa
29 Setembro 2011 | 17:27 - Diogo Cavaleiro 

Movimento 12 de Março, que vai entregar amanhã a enciclopédia dirigida a Angela Merkel na embaixada da Alemanha, lançou-se num protesto contra a mudança do nome de estação para Baixa-Chiado PT Blue Station.


Oriente(-se), Avenida (12 de Março) e Alameda (da Precariedade). Um movimento formado a partir da manifestação da Geração à Rasca decidiu ontem seguir o exemplo da Portugal Telecom e dar também um nome a uma estação do Metropolitano de Lisboa.

O Movimento 12 de Março (M12M) lançou a pergunta “E tu, já deste um nome a uma estação?” e colocou acrescentos aos nomes oficiais de três estações do metro da capital portuguesa.

A acção foi um protesto contra a acção de “naming” que a operadora liderada por Zeinal Bava empreendeu no início do mês. Nessa altura, foi anunciado que a estação da Baixa-Chiado passaria a ser designada de Baixa-Chiado PT Blue Station, no âmbito dessa operação de marketing.

“Se a PT pode ser dona de uma estação, o M12M também pode”, indica o comunicado de imprensa do movimento criado a partir do protesto Geração à Rasca e que conta com vários dos seus fundadores.

“As estações têm o nome dos locais onde se implementam, fazem parte da cidade, da sua identidade. Foram construídas e pagas com dinheiro público para servir as pessoas e não para servir os interesses publicitários de empresas privadas”, critica o documento distribuído pelas redacções.

Enquanto alteravam os nomes das tabuletas nas várias plataformas das três estações de metro, os membros do movimento “informal” distribuíam um panfleto onde pediam aos utentes para baptizarem também elas as estações.

A alteração da designação daquela estação de metro foi logo criticado por vários movimentos de cidadania, com a acusação de que alterava uma identidade da cidade de Lisboa, como noticiou o "Público" na altura.

Nos documentos distribuídos durante o protesto, a administração do Metropolitano era ainda, de acordo com o comunicado, acusada de se estar a auto-financiar para “branquear anos de gestão danosa”.

O Negócios contactou o Metropolitano de Lisboa mas, até ao momento, ainda não obteve resposta.

Enciclopédia para Angela Merkel é entregue amanhã na Embaixada

Entretanto, o Movimento 12 de Março informou que vai amanhã entregar, na Embaixada da Alemanha, a enciclopédia do século XX dirigida a Angela Merkel.

Esta acção é um protesto contra a afirmação da chanceler alemã de que os países que não conseguem lidar com as suas dificuldades financeiras devem ceder parte da sua soberania a quem o saiba fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário