quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Protesto no sábado, 21

fonte: ionline

Plataforma 15 de Outubro vai protestar contra ataques aos direitos laborais
Por Agência Lusa, publicado em 19 Jan 2012 - 16:23

A Plataforma 15 de Outubro, que integra o movimento dos indignados, apelou hoje aos portugueses para que saiam à rua, no sábado, para demonstrarem a "indignação" e "fúria" aos "ataques" dos direitos laborais e condições de vida.

David Santos, da Plataforma 15 de Outubro, apelava, assim, à participação na manifestação que o movimento organiza no sábado à tarde, entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República, em Lisboa.

A plataforma está confiante na adesão à manifestação e espera que os portugueses "saiam à rua para demonstrar a sua indignação e fúria perante este ataque na história da democracia portuguesa aos direitos dos trabalhadores", disse à agência Lusa David Santos.

Segundo o responsável, a iniciativa pretende demonstrar "mais uma vez a indignação do povo perante os ataques continuados aos direitos laborais e condições de vida dos portugueses".

David Santos considerou que o acordo de "concertação social", assinado na quarta-feira, representa um motivo "extremamente preocupante e de grande indignação".

"Neste momento, o Governo prepara-se para liberalizar por completo o mercado de trabalho, acabar com os despedimentos por justa causa e com o pagamento das horas extraordinárias, deixar os trabalhadores à mercê dos patrões, que poderão decidir quantas horas trabalham por dia e quando gozam as suas férias", sustentou.

Os portugueses devem também protestar contra o desemprego, perda do poder de compra, precariedade e pobreza.

Os responsáveis pelo protesto esperam que a manifestação corra bem e sem incidentes, tendo David Santos sublinhado que são uma plataforma "pacífica com propósitos" e uma "luta" também pacíficos.

"Esperemos que a polícia colabora com a plataforma na manutenção da ordem e não volte a agir da mesma forma que agiu no dia 24 de novembro", acrescentou.

Na manifestação de 24 de novembro, que decorreu no dia da greve geral, alguns participantes tentaram subir as escadarias da Assembleia da República, o que motivou a intervenção policial e resultou em sete detidos e um agente ferido.

A manifestação, que termina com uma assembleia popular no largo junto à Assembleia da Republica, é organizada pela Plataforma 15 de Outubro, que espera contar com a presença de outros movimentos.

Um protesto idêntico vai também realizar-se no sábado à tarde em Braga.

2 comentários:

  1. o que é isto? http://reverentia-lusa.blogspot.com/2012/01/porque-so-os-parvos-nao-estao.html

    vamos permitir esta merda! se os nazis desfilarem e nós não fizermos nada contra isso será a última vez que contam comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os merdas nazis dizem: Temos tido vários contactos positivos com alguns dos presumíveis manifestantes, o que nos fez rever uma situação inicial de não participação.

      Quem falou com esta escumalha??? Acção directa contra eles no sábado! nazis raus!!!

      Eliminar