Comunicado de apelo à concentração no dia 20 de Dezembro em Lisboa.
DEC
19
17.º COMUNICADO DE IMPRENSA - 19 DE DEZEMBRO - ‘PLATAFORMA 15 DE OUTUBRO’ REPUDIA VIOLÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS
AUTHOR // AdministratorPOSTED IN // 15O / Documentos
Amanhã, pelas 18h, a ’Plataforma 15 de Outubro’ estará em frente à Embaixada do Egipto, em Belém, para uma acção de repúdio à violência dos Direitos Humanos de que têm sido alvo os manifestantes, que exigem mais celeridade na transição democrática e na transferência de poder, no Cairo.
A informação disponibilizada revela que nove mortos e mais de quatro centenas de feridosestão já contabilizados como resultado dos confrontos entre manifestantes e forças policiais. Inclusive, vários activistas dos Direitos Humanos como Hassan Mahmoud, Mona e Sanaa Seif ou até mesmo o filho de candidatos do partido liberal, Noor Ayman Noor, entre milhares de outros, foram violentamente brutalizados.
Independentemente da natureza dos protestos e da razão dos mesmos, as imagens e os relatos que chegam dos confrontos representam uma ofensiva grave para a liberdade de expressão e um gritante atentado aos Direitos Humanos.
Acresce ainda a censura por parte da televisão egípcia das imagens e a camuflagem da denúncia da violência desproporcional, construindo uma narrativa deformada do real uso da força contra os cidadãos. Todavia, através de imagens colhidas de forma amadora e por alguma imprensa internacional, tem sido possível verificar, com profunda dor, que a violência da intervenção das forças da ordem ultrapassa claramente qualquer limite plausível.
As imagens difundidas na internet revelam a brutalidade policial indiscriminada sobre mulheres, idosos, crianças e homens.
A ‘Plataforma 15 de Outubro’ manifesta-se solidária com os manifestantes e pede às autoridades egípcias que apurem todas as responsabilidades e punam com celeridade os responsáveis por esta crueldade.
A ‘Plataforma 15 de Outubro’ apela ainda à comunidade internacional que se insurja contra esta triste realidade, junto das autoridades egípcias em todo o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário