Protestos frente à AR mobilizam cerca de 100 pessoas
10.11.2011 - 21:13 Por Rafaela Freitas
Comissões de utentes dos serviços públicos e apoiantes da plataforma 15 de Outubro protestaram hoje frente à Assembleia da República (AR), em dia de debate do Orçamento do Estado para 2012.
Cerca de 100 pessoas foram mobilizadas para as acções de protesto, convocadas e levadas a cabo separadamente pelas duas entidades.
Embalados pela música de intervenção e pelas palavras de ordem, os manifestantes criticaram as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado, alegando o “ataque aos pilares fundamentais da democracia”.
Luísa Ramos, da Direcção Nacional dos Utentes dos Serviços Públicos, referiu-se a este Orçamento como “o pior desde o 25 de Abril”. Uma data também evocada por um dos membros do 15 de Outubro, Otávio Raposo, que prevê “a pior recessão” desde 1974 com a aplicação das novas medidas de austeridade.
A juntar-se aos manifestantes das comissões de utentes esteve a deputada do PCP Paula Santos, com o que disse ser uma “palavra de solidariedade” e de apelo à “continuação da luta”.
A deputada referiu-se aos “ataques aos direitos à saúde” como tentativa de desmantelar os serviços públicos, reforçando que é fundamental “defender o cumprimento da Constituição”.
No seguimento do protesto houve “microfone aberto” para os presentes, uma iniciativa da plataforma 15 de Outubro.
Pela defesa da “verdadeira democracia” em que “todos podem falar”, foram debatidos temas como a proposta da suspensão e da auditoria popular à dívida pública e divulgado o apelo à participação nas próximas iniciativas.
Os membros do 15 de Outubro anunciaram o apoio às manifestações de sábado da função pública e dos militares e à greve geral de 24 de Novembro, a que vai estar associado um outro protesto do grupo.
Sem comentários:
Enviar um comentário