quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Contra o orçamento de Estado, hoje às 15h


fonte: TVI

OE2012: indignados apelam à participação em protesto
Manifestação está marcada para quinta-feira, em frente à Assembleia da República
Por: Redacção / IPL | 9- 11- 2011 15: 43

Os indignados portugueses, que fazem parte da Plataforma 15 de Outubro, apelaram esta quarta-feira, juntamente com mais de 30 entidades, à participação dos cidadãos no protesto contra o Orçamento de Estado (OE) de 2012, que considera representar «um retrocesso de mais de 100 anos na vida» dos portugueses, noticia a agência Lusa.

A retirada dos subsídios de férias e de Natal, o aumento do horário de trabalho diário, a subida do IVA, cortes na saúde e na educação e a privatização de serviços como água, rede energética ou correios, vão acabar num «retrocesso de mais de 100 anos na vida das pessoas», disse Hugo Evangelista, da Plataforma.

«O esforço recai sobre os que trabalham e não sobre os responsáveis pela crise e deixa impune os que estão a lucrar com a situação», ou seja, «os banqueiros, os políticos que os apoiam e os especuladores», referiu ainda.

O protesto contra o OE 2012 está marcado para a próxima quinta-feira, em frente à Assembleia da República e é organizado pelos indignados de 15 de Outubro, constituídos pelos «Precários Inflexíveis», «Opus Gay» e «Juventude Operária Católica».

A manifestação associa-se à greve geral de 24 de Novembro e defende algumas medidas na actual situação de crise, como a suspensão do pagamento da dívida do país e a realização de uma auditoria às contas do Estado para «saber para onde foi o dinheiro» nos últimos anos, explicou Tiago Castelhano, também membro da Plataforma 15 de Outubro.

De acordo com Tiago Castelhano, é necessário suspender o pagamento da dívida, «senão ficamos sem dinheiro para a Educação e para a Saúde».

Os «indignados» têm realizado várias reuniões para juntar grande número de cidadãos com o objectivo de analisar a política vigente no país e as opções avançadas pelos representantes da população e a forma como a sociedade está organizada, movimento que se repete em vários países.

Sem comentários:

Enviar um comentário