terça-feira, 28 de agosto de 2012

Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas!

Um grupo de cidadãos convoca para o sábado 15 de setembro uma manifestação em Lisboa, porque “é preciso fazer qualquer coisa de extraordinário” contra a “austeridade que nos impõem e que nos destrói a dignidade e a vida”. O manifesto de convocação afirma que “quem se resigna a governar sob o memorando da troika entrega os instrumentos fundamentais para a gestão do país nas mãos dos especuladores e dos tecnocratas”. Nesse mesmo dia está convocada para Madrid uma grande manifestação organizada pelas centrais sindicais e organizações sociais.

domingo, 12 de agosto de 2012

Nova escravatura



11 Ago, 09:22h
Texto de António Pedro Dores

SEQUELAS DA ESCRAVATURA EM LISBOA


As notícias de verão, com grande parte dos jornalistas e políticos de férias, são feitas pelas polícias. Sem contraditório, os órgãos de comunicação social poupam trabalho e enchem os noticiários com o regime especial tradicionalmente oferecido às informações oficiais, à propaganda do Estado.

Foi e não foi o caso da destruição do bairro de lata de Santa Filomena, na Amadora. O cerco organizado pelo presidente da Câmara aos moradores, para obter os favores dos munícipes que se queixam da proximidade do bairro negro desvalorizar as suas propriedades (o que nesta fase da vida nacional até é um benefício, na medida em que o imposto sobre as habitações será então mais baixo) trai o racismo oficioso negado mas muito divulgado em Portugal. A polícia, em colaboração com os serviços sociais do município, organizaram uma forma de expulsar do bairro os moradores, aos poucos, para fins eleitorais (aí está: rende dar porrada no preto) e para fins de valorização do próprio território do bairro, bem situado para benefício dos seus proprietários e dos novos moradores que possam pagar os novos fogos a construir.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Racismo em Espanha


España:Amnistía Internacional condena enérgicamente la demolición de 2 nuevas viviendas en Puerta de Hierro

Madrid.- Amnistía Internacional condena enérgicamente los derribos el día de hoy de otras dos viviendas en el poblado gitano de Puerta de Hierro (Madrid). Las autoridades españolas, al llevar a cabo estos desalojos sin garantías, están incurriendo en una grave violación contra los derechos humanos.

Con los derribos realizados en la madrugada de hoy, se agrava la ya dramática situación de las 54 familias del poblado. El derribo de las dos viviendas, realizado por el Ayuntamiento de Madrid y con presencia de la Policía Municipal, ha comenzado sobre las 6 horas. El Samur Social, tras los derribos, se limitó a ofrecer a una de las personas alojamiento de emergencia por dos días.

ler mais: http://amnistiainternacional.periodismohumano.com/2012/07/17/espanaamnistia-internacional-condena-energicamente-la-demolicion-de-2-nuevas-viviendas-en-puerta-de-hierro/