quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Próxima manifestação

25.º COMUNICADO DE IMPRENSA - 29 DE FEVEREIRO - MANIFESTAÇÃO DIA 22 DE MARÇO, ÀS 16H, DO ROSSIO ATÉ S. BENTO
Tal como já anunciado na semana passada, a Plataforma 15 de Outubro vem reiterar a convocação de uma manifestação, agora já com percurso e hora marcados: esta ocorrerá dia 22 de Março, às 16h, a partir da Praça do Rossio, rumo a S. Bento, seguida de assembleia popular.

Reafirmamos assim, no contexto de uma greve geral, a indignação da população perante os ataques injustos e anticonstitucionais do governo de Passos Coelho/Portas que, subserviente aos ditames da Troika, está admitidamente a mergulhar o país na pobreza.

http://www.15deoutubro.net/pagina-inicial/1-docs/635-ci25-29fev-manifestacao-22marco-rossio-s-bento.html

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Somos todos gregos!


Sábado 18 de Fevereiro – Dia de Mobilização Internacional e solidariedade com o povo grego.
http://realdemocracygr.wordpress.com/solidarity-demonstrations/

Somos todxs gregxs!

LISBOA 18.02 Praça do Rossio, 18h - http://www.facebook.com/events/234418199983422/
COIMBRA 18.02 Praça da república, 18h - https://www.facebook.com/events/299370426791022/
INTERNACIONAL18.02 - http://www.facebook.com/events/300173683376937/

E também na segunda-feira, dia 20:
LISBOA - http://www.facebook.com/events/151000555019135/
PORTO - http://www.facebook.com/events/151000555019135/

Quando um povo é atacado, todos os povos são atacados.

A 10 de Fevereiro, o governo grego não eleito adoptou um hediondo e destrutivo plano de austeridade, aprovado pelo parlamento (199 deputados votaram a favor, contra os restantes 101) no dia 12 de Fevereiro.
As novas medidas de austeridade impõem uma redução de 22% no salário mínimo, que estará congelado durante os próximos 3 anos; a contratação colectiva foi simplesmente eliminada; 15 mil trabalhadores serão despedidos e 150 mil postos de trabalho serão destruídos pela não renovação de contratos…
O povo da Grécia está a erguer-se de forma corajosa contra estas políticas de terror social. Com o silêncio mudo dos meios de comunicação social, manifestações, bem como greves gerais, tornam-se mais e mais frequentes apesar da violenta repressão.

O povo da Grécia necessita da solidariedade internacional e chamam pelo nosso apoio. [1]
Respondamos à sua chamada. Somos todxs gregxs!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Stop Acta (2)

fonte: ionline

ACTA. Parlamento Europeu não vai aprovar acordo
Por Joana Azevedo Viana, publicado em 16 Fev 2012 - 03:10

Líder do Parlamento Europeu teceu críticas ao acordo dois dias depois de protestos em 130 cidades



Joseph Daul, líder do Partido Popular Europeu (PPE), foi o primeiro a dizê-lo: “ACTA c’est fini.” (o ACTA está acabado). As palavras do eurodeputado surgiram depois de manifestações durante o fim-de-semana em 130 cidades de 30 dos 39 países envolvidos nas negociações do Acordo Comercial Anticontrafacção, protestando contra um tratado transnacional negociado “secretamente” e que, na prática, equivalia ao fim da privacidade online e da livre troca de informações.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Partilhar não é roubar


fonte: Correio da Manhã

"Partilhar não é roubar”
Manifestantes no Marquês de Pombal pela "liberdade da rede"

"Partilhar não é roubar", "ACTA, não!" e "ACTA is watching you" [O ACTA está a ver-te] são alguns dos slogans que várias dezenas de pessoas envergavam em cartazes, esta manhã, no Marquês de Pombal, em Lisboa.
11 Fevereiro 2012

Em causa está o Acordo Comercial Anticontrafacção (ACTA, na sigla em inglês), criado com o objectivo de proteger os direitos de propriedade e intelectual, muitas vezes partilhados via internet, mas visto com receio pelos cibernautas, que dizem que o acordo vai acabar com muitos dos direitos de quem 'anda na rede'.

A preocupação de Guilherme Oliveira, que se deslocou hoje ao Marquês de Pombal, é o impacto que a lei vai ter na difusão de medicamentos genéricos. "Na forma actual, os medicamentos são lançados no mercado e, depois de certo período de tempo, cai o título de direitos de autor e as empresas podem começar a fazê-los, o que faz com que o preço baixe bastante", explica o estudante de Medicina.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

STOP ACTA

fonte: ionline


ACTA. Protesto europeu contra a nova lei anti-pirataria será este sábado

Por Márcia Oliveira, publicado em 9 Fev 2012 - 03:10

Estão marcadas cerca de 100 manifestações. Em Portugal, os locais escolhidos são Lisboa e Porto

No dia 11 de Fevereiro está marcada uma acção internacional de protesto contra o Anti-Counterfeiting Trade Agreement (ACTA), um novo projecto de lei antipirataria. À semelhança do Stop Online Piracy Act (SOPA) e do Protect IP Act (PIPA), o ACTA pretende uniformizar as medidas de combate à violação dos direitos de autor a nível mundial.

A proposta vai ser votada em Junho no Parlamento Europeu (PE) mas já foi assinada por 22 países da União Europeia, incluindo Portugal.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Em Madrid: Eu não pago



fonte: Madrid2noticias.com

La Policía blinda el centro de Madrid contra Yo No Pago y detiene a cinco personas
La fuerte presencia policial no ha impedido que un grupo de activistas consiguiese "colarse" en el Metro de Madrid. Según la Policía, ha habido cinco detenciones.
Madrid2noticias | 01/02/2012

Las fuerzas de Seguridad de Madrid han blindado a partir de las 19 horas de este miércoles el centro de la capital. Con el objetivo de impedir que las personas que habían decidido sumarse al movimiento "Yo no Pago", que invitaba a "colarse" en el Metro de Madrid como protesta contra los recortes, llevaran a cabo su acción, decenas de furgonetas de la Policía Nacional y Municipal han presidiado la entrada a varias paradas del suburbano.