Os movimentos que integram a plataforma responsável pela convocatória do protesto 15 de Outubro convidam todas os movimentos sociais e pessoas a participar nesta grande manifestação democrática.
Apelamos à vossa participação num protesto apartidário, laico e pacífico, de carácter nacional e internacional, contra o actual modelo de governação política, económica e social. Um modelo que está refém de interesses economico-financeiros, que não revela quaisquer preocupações sociais e ambientais e fomenta desigualdades, a pobreza e a perda de direitos à escala global.
Consideramos que o trabalho, educação, saúde, habitação, cultura e bem-estar não podem ser regalias de alguns e que os recursos naturais e os sectores estratégicos são bens públicos não privatizáveis.
Exigimos saber como chegámos a esta recessão, a quem devemos o quê e sob que condições. Não tomamos a crise como inevitável, nem aceitamos as medidas da troika que só conduzem à perda de direitos laborais, à descapitalização da segurança social e ao desmantelamento da saúde, do ensino público e da cultura.
Por isso reivindicamos uma democracia real, onde todas as pessoas possam intervir activa e efectivamente nas decisões políticas e contribuam de forma justa e imparcial para o bem-estar comum.
O protesto consistirá de uma marcha que partirá do Marquês de Pombal, às 15 horas, em direcção à Assembleia da República (Palácio de São Bento) onde, às 19 horas, decorrerá uma Assembleia Popular. Realizar-se-á uma vigília, a partir da meia-noite, no mesmo local.
A intenção é, através do debate participado, procurar soluções e construir alternativas. A vossa presença é fundamental. Contactem-nos, juntem-se a nós como subscritores do manifesto, desenvolvam as vossas próprias acções e iniciativas, integrem este grande esforço democrático.
Sem comentários:
Enviar um comentário