fonte: O Ribatejo
Protesto dos indignados juntou dezenas em Santarém
Publicado por João Baptista, Sábado, Outubro 15th, 2011
Santarém foi uma das sete cidades portuguesas que aderiram ao movimento mundial de protesto realizado este sábado em 951 cidades de 82 países. Foram poucos mais do que três dezenas os participantes do protesto dos indignados que teve lugar no sábado à tarde no Jardim da Liberdade, em Santarém.
Nos cartazes do protesto reclamou-se “democracia verdadeira já!”, e reivindicou-se a “responsabilização da classe política” e a realização de “uma auditoria à dívida e às contas públicas”.
O protesto deu lugar a uma “assembleia popular”, iniciada com a leitura do manifesto do protesto de 15 de Outubro, em defesa da democracia e de indignação face ao actual modelo de governação política, económica e social. Carlos Arraiolos, de 31 anos, e o seu colega Tiago Alves, de 28 anos, decidiram formar o movimento Alvorada Ribatejo, depois de ter participado nas manifestações dos indignados em Lisboa.
“Foi positivo, atendendo aos meios disponíveis – fomos apenas dois a fazer a mobilização das pessoas”, afirmou Carlos Arraiolos.
“Vim para lutar pelos meus direitos, porque não temos uma verdadeira democracia, o dinheiro e os bancos estão acima das pessoas, o Estado tem como principal preocupação os credores e os mercados e não as pessoas”, afirma Tiago Alves, de 28 anos, operário fabril.
“A fraca mobilização das pessoas não retira mérito à iniciativa, todas as coisas começam assim, é preciso acordar as pessoas”, declara Francisco Magalhães, ex-professor universitário de 69 anos.
Em Lisboa, a manifestação contou com a participação de mais de 100 mil pessoas, tendo ficado marcado novo protesto para dia 26 de Novembro.
Short URL: http://www.oribatejo.pt/?p=21187
Sem comentários:
Enviar um comentário