segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vigília contra a repressão em Angola

VIGÍLIA POR ANGOLA 

28 de Setembro – No Rossio, a partir das 17h30 

PELA LIBERTAÇÃO DOS DETIDOS POLÍTICOS, CONTRA A REPRESSÃO! 

Os jovens angolanos, cidadãos pacíficos da sociedade civil, jornalistas, políticos da oposição estão a ser brutalmente privados da sua liberdade e direitos pelo regime de JOSE EDUARDO DOS SANTOS /MPLA.

A manifestação pacífica e autorizada de 3 de Setembro, em Luanda, foi violentamente reprimida. Jovens angolanos foram raptados, presas mulheres e homens, agredidos jornalistas nacionais e estrangeiros (da voz d´america, da RTP), retidos os seus aparelhos e documentos pessoais.

Houve civis armados protegidos pela polícia a CARREGAR VIOLENTAMENTE sobre os manifestantes e sobre os jornalistas.

Dezenas de pessoas estão a ser julgadas e condenadas injustamente por pacífica e democraticamente se terem manifestado, ao mesmo tempo que familiares, amigos e quem com eles se solidariza são também encarcerados.

A situação é muito grave. 

Vamos mostrar a nossa solidariedade e indignação contra tudo isto. 

O governo português orgulha-se dos acordos firmados com Angola por facilitarem os negócios, mas ao contrário do que recentemente fez com a Líbia de Kadhafi, não condena a violação dos Direitos Humanos em Angola por JES/MPLA.

Os angolanos não vão aceitar lágrimas de crocodilo, de ninguém, se esta situação cair num banho de sangue, sem que se tenha tentado tudo para impedir os desmandos de JES/MPLA.

ANGOLANAS E ANGOLANOS EM PORTUGAL, JUVENTUDE PORTUGUESA, DEMOCRATAS PORTUGUESES , MULHERES E HOMENS DE BEM, é preciso não permitir que o silêncio encoraje os ditadores para novos banhos de sangue!

Participa! Manifestemos a nossa indignação.

Os promotores:

Os Amigos do Bloco Democrático, em Portugal.
Associação Solidariedade Imigrante – Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes
José Eduardo Agualusa – Escritor
Associação Tratado de Simulambuco – Casa de Cabinda
SOS Racismo
Democracia Verdadeira Já * Acampada Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário